Como a personalização pode aumentar as vendas do seu e-commerce

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O Dia do Consumidor, celebrado globalmente em 15 de março, tem como inspiração um discurso feito em 1962 pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, quando o líder salientou quatro direitos de quem compra: segurança, ser informado, escolher e ser ouvido. Ao longo dos anos, a data tornou-se um marco importante para o varejo, assemelhando-se a uma “Black Friday” do primeiro trimestre. Segundo um levantamento da Nuvemshop, durante este período de 2023, a comemoração se destacou, registrando um crescimento de 19% em relação ao ano anterior.

Mas, no atual cenário competitivo do comércio eletrônico, como se destacar? Segundo Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas da CleverTap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários, estratégias de personalização são cruciais para impulsionar as vendas não somente do período, mas ao longo de todo o ano: “Cada consumidor é único, com preferências, comportamentos e necessidades distintas. Compreender essas nuances e personalizar as interações é fundamental para construir relacionamentos duradouros com os clientes”. 

Um estudo recente da CleverTap revelou que marcas que adotaram abordagens personalizadas com base em casos de uso tiveram um aumento impressionante no consumo: 6 vezes mais compras do que a média do setor e 7 vezes mais compras do que as empresas que utilizam essas estratégias de forma genérica e de tamanho único.

Esses dados ressaltam a importância da personalização no comércio eletrônico, não apenas como uma estratégia sazonal, mas como um diferencial competitivo ao longo de todo o ano. Segundo Marcell, a aplicação de regras simples, como a saudação personalizada nos e-mails, é crucial para estabelecer uma conexão entre uma marca e seu público-alvo. No entanto, no atual cenário, o básico já não é mais suficiente para cativar o consumidor: “O público está se tornando cada vez mais exigente. Por meio da hiper personalização, as marcas podem atender às crescentes demandas dos clientes, proporcionando experiências que os façam sentir-se verdadeiramente únicos e valorizados”. 

O especialista explica que o diferencial está em utilizar os dados disponíveis: “Muitas organizações coletam uma grande quantidade de informações sobre seus clientes, porém nem sempre as utilizam de forma eficaz. Incorporar uma camada inteligente permite o aproveitamento desses dados em tempo real, possibilitando a entrega de experiências personalizadas e envolventes. A ideia é utilizar a tecnologia para aprofundar o conhecimento sobre o público-alvo e estabelecer uma relação mais próxima e significativa com ele”. 

Ao entender as necessidades e preferências individuais dos clientes e oferecer experiências personalizadas, as empresas podem fortalecer sua relação com o público e impulsionar suas vendas de forma consistente.

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