Por Fabrício Debortoli
Em um processo de constante evolução, os jovens estão assumindo cargos de liderança em diferentes segmentos. Com qualidades e características específicas, eles trazem para o mercado de trabalho diferenciais para alavancar os negócios de uma empresa.
Isso em conjunto com a adoção de práticas mais inclusivas e sustentáveis, características marcantes nas novas gerações, que atuam alinhadas com as estratégias de ESG cada vez mais presentes nas companhias.
Esses novos talentos, porém, precisam do suporte necessário para, assim, desenvolverem todo o potencial que possuem, garantindo o desempenho esperado. Nesse conjunto de fatores, os jovens líderes necessitam aprimorar algumas qualidades específicas.
Familiarizados com o rápido avanço tecnológico, esses profissionais encontram alguns pontos que devem ser lapidados para, com isso, assumirem o papel desejado com maestria.
Habilidades dos jovens líderes
Na lista de habilidades, a liderança certamente surge no topo. Diferentemente dos padrões antigos, que adotavam um estilo na linha “eu mando e você obedece”, o profissional na posição de liderança conquista pela empatia e o exemplo.
Dessa forma, o profissional a frente de uma equipe deve se transformar em uma referência para os liderados, assim como identificando as características individuais de cada integrante para, com isso, conseguir combinar as qualidades em um trabalho de equipe.
Isso traz ao debate uma outra habilidade necessária em um jovem líder: a gestão do time comandado. Aqui, é preciso também saber respeitar a diversidade de pensamentos, assim como incentivar e promover o aprimoramento constante dos profissionais. Quando essa “engrenagem” funciona corretamente, o trabalho de liderança se destaca pelos resultados surpreendentes apresentados pelo grupo.
Capacitação constante
Mesmo apresentando essas habilidades, o jovem líder precisa saber a importância do constantemente desenvolvimento pessoal. Ao aprimorar os conhecimentos e aprender novas técnicas e qualidades, o profissional consegue se “reinventar” a cada dia, trabalhando com a criatividade o desenvolvimento de novas estratégias e soluções para melhorar cada vez mais os resultados da empresa.
Nesse cenário, o jovem líder precisa construir uma estratégia de capacitação. Atualmente, existem no mercado diversos programas e treinamentos direcionados para o desenvolvimento de habilidades relacionadas com a liderança. Com isso, é possível aprimorar diferentes conhecimento e técnicas, como a capacidade de comunicação, a resolução de problemas e a tomada de decisões.
Suporte da empresa
Outro ponto que contribui para o desenvolvimento de jovens que estão assumindo cargos de liderança é a análise e comparação com as práticas de desenvolvimento de liderança adotadas por outras empresas que apresentam resultados significativos.
Essa medida auxilia a identificar oportunidades e tendências, assim como ajuda a visualizar determinadas lacunas que precisam ser preenchidas para conquistar a melhoria desejada.
Para as empresas, o auxílio aos novos líderes passa pela avaliação dos resultados da atuação e progresso desses profissionais. Isso significa medir o impacto das iniciativas de desenvolvimento de liderança na eficácia do desempenho destes jovens no ambiente de trabalho como um todo.
Com as novas gerações chegando ao mercado de trabalho, adotar esse cuidado com as novas lideranças contribui para a construção de um ambiente profissional cada vez mais diversificado e produtivo, onde as habilidades individuais se destacam em meio ao trabalho em grupo.
Portanto, as empresas que desejam se destacar da concorrência e, com isso, alcançar patamares mais elevados precisam identificar e qualificar os jovens que estão assumindo cargos de lideranças.