Dia 24 de novembro ocorrerá a Black Friday, com ela as promoções e preços especiais despertam desejo e até euforia nos consumidores, o momento também é perfeito para os criminosos. Eles se aproveitam do descuido dos consumidores durante o evento promocional para aplicar golpes usando, sobretudo, a estratégia de “engenharia social”, que consiste na manipulação da vítima para que ela forneça informações confidenciais que serão usadas no roubo de dados e valores.
Os golpes são aplicados em diferentes modalidades, como:
- Páginas falsas que simulam sites e-commerce;
- Supostas promoções enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp que podem conter links maliciosos;
- Perfis falsos nas redes sociais que investem em mídia para aparecer em páginas de compras e stories (no caso do Instagram) – inclusive com depoimentos de falsos compradores.
Para ajudar os clientes a não cair em golpes, a Febraban listou algumas dicas e boas práticas que devem ser seguidas no “Esquenta Black Friday”. Veja a seguir:
Compras online
- Ao comprar pela internet, a dica é sempre dar preferência aos sites conhecidos;
- No caso de sites não conhecidos, antes de concluir qualquer transação, verifique a reputação do site em páginas de reclamações, como o Reclame Aqui;
- Quando compramos pela internet, obrigatoriamente digitamos nossos dados pessoais e números do cartão para efetuar a transação. Por isso, a orientação é nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras;
- Verificar com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar quando houver poucas opções – só PIX, por exemplo;
Redes sociais
- Ao utilizar as redes sociais para buscar um produto, sempre desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do item. Os criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um negócio muito vantajoso para coletar informações e aplicar golpes;
- Nunca preencher formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
- Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam seus posts nas redes sociais para que eles apareçam para mais pessoas, aumentando o número de potencias vítimas. Por isso, sempre verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores;
- Ainda nas redes sociais, sempre desconfie de páginas recém-criadas.
Links e e-mails
- Ao usar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas;
- Atenção redobrada com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link;
- Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como “@gmail”, “@hotmail”, “@outlook” ou “@terra”; entidades públicas sempre usam “@gov.br” ou “@org.br”.