A sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, e quando se fala sobre consumo, a sustentabilidade tem impacto direto. Ao observar essa movimentação do consumidor, muitas marcas têm utilizado a sustentabilidade como argumento para a venda, sem praticá-la no dia a dia.
Esse é o chamado “Greenwashing”, ou, lavagem verde, que consiste no ato de divulgação falsa sobre sustentabilidade, onde essas empresas afirmam que seus produtos são sustentáveis, sem de fato ser, seja por meio de publicidade ou colocando informações indevidas nos rótulos.
Por exemplo, um negócio pode praticar “Greenwashing’’ quando diz promover a redução da emissão de gás carbônico, sem revelar dados ou impactos que comprovem essa informação. Outro exemplo, são empresas que investem na presença de elementos que remetem a natureza e tons de verde para passar a informação de produto ecologicamente correto, mas não apresentam selos e provas científicas para garantir ao consumidor sua sustentabilidade.
Um mito que ronda o mercado verde é de que existem empresas 100% sustentáveis. Toda ação humana gera algum impacto no planeta, por menor que seja. Uma empresa verdadeiramente comprometida com a causa, busca repensar todos seus processos para reduzir ao máximo esses impactos no meio ambiente.
Ao ler em um rótulo ou propaganda que um produto é sustentável ou co-friendly, busque entender os motivos que justificam isso. Esta empresa apresenta em detalhes suas ações de sustentabilidade no site oficial?A lista de ingredientes ou componentes dos produtos estão bem explicados nas embalagens? Estes produtos possuem certificações que atestem seus atributos? Se você tiver alguma dificuldade em encontrar essas informações nos canais oficiais da empresa, isto pode ser um indicativo de que algo está errado.
Certificações mais utilizadas no Brasil
A informação é o principal meio de combate a prática dessa lavagem, por isso, conhecer os principais certificados ambientais reduz a chance de ser enganado por grandes empresas.
Forest Stewardship Council (FSC);
É necessário estar atento a essa prática de “Greenwashing”, pois além de enganar clientes e investidores, ela é extremamente danosa para o meio ambiente.