O Dia do Gestor Ambiental é comemorado na próxima segunda-feira (17/6), e se destaca pela importância de construir planejamentos de ações que as empresas devem seguir conforme a legislação ambiental vigente. Nesse sentido, é fundamental assegurar que as atividades empresariais não só cumpram os requisitos legais, mas também adotem práticas que minimizem o impacto negativo no meio ambiente.
Adriana Machado, sócia da ADN Bio, explica que a busca por alternativas mais viáveis para as organizações realizarem suas atividades produtivas de maneira sustentável é uma realidade que pode resultar em grandes benefícios econômicos, mas ainda é um desafio. “A parceria é o melhor caminho para que as empresas possam incluir em seus processos produtos mais eficientes e que atendam às legislações ambientais e aos diferentes laudos, especialmente para os segmentos da construção civil e da indústria”, diz.
O descumprimento da legislação ambiental pode trazer sérios impactos para uma empresa, o que resulta em grandes prejuízos financeiros e danos à reputação, além de comprometer significativamente seus negócios. O Decreto 6.514/08, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, estipula multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões para quem causar poluição que resulte em danos à saúde humana ou ao meio ambiente, incluindo o descarte inadequado de resíduos sólidos.
“O que fazemos é justamente trazer essa solução, pois nossos produtos já vêm com todas as normativas ambientais e trabalhistas“, conclui Adriana. É necessário ter empresas que atuem como consultores em gestão ambiental, para oferecer produtos corretos para cada situação e que tenham certificação de biodegradabilidade. Isso pode evitar multas pesadas e ainda podem ser mais econômicas para indústrias e empresas da construção civil.