A safra de soja 2024/25 do Brasil deve alcançar 166,33 milhões de toneladas, representando um ligeiro aumento em relação à previsão anterior de 166,21 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Se confirmada, essa produção significaria um crescimento de 12,6% em comparação com a safra 2023/24, que teve uma queda devido a uma quebra de safra.
A Conab destacou que há uma expectativa de recuperação na produtividade média das lavouras, com um desempenho estimado de 3.509 quilos por hectare, contra 3.201 kg/ha registrado na safra anterior. Além disso, a área plantada deve crescer 2,7%, alcançando 47,4 milhões de hectares.
A estatal observou que as condições climáticas até o momento têm favorecido o desenvolvimento da cultura da soja, mas destacou que continuará monitorando o clima até a conclusão da colheita.
Isso é fundamental, pois o comportamento climático ao longo do ciclo da soja pode impactar significativamente a produtividade e a qualidade da safra. Portanto, a expectativa de alta na produção ainda depende de um acompanhamento constante das condições climáticas nos próximos meses.
Já para o milho, a Conab projeta safra total 2024/25 de 119,55 milhões de toneladas, um pouco abaixo das 119,63 milhões da previsão de dezembro. “As precipitações frequentes, intercaladas com períodos de sol, favoreceram o desenvolvimento da cultura nas principais regiões produtoras”, disse a Conab sobre a primeira safra do milho, pontuando que as segunda e terceira safras têm início neste mês e em abril, respectivamente.