Confiança da indústria no Brasil avança, diz FGV

Índice registrou alta da confiança em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados

A confiança da indústria no Brasil avançou pelo quarto mês consecutivo em julho, principalmente devido a uma forte melhora na avaliação da situação atual, conforme informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (29).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 3,3 pontos em julho em relação ao mês anterior, atingindo 101,7 pontos, conforme os dados da FGV. O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, teve alta de 4,4 pontos em julho, a 103,7 pontos.

“Pela quarta vez consecutiva, a confiança da indústria registra um resultado positivo, influenciado por uma forte melhora na avaliação da situação atual. A percepção sobre a demanda continua avançando, enquanto o nível de estoques melhora gradualmente,” explicou o economista do FGV IBRE, Stéfano Pacini, em nota.

Entre os componentes do Índice de Confiança da Indústria (ICI), destacou-se o número sobre o nível de demanda, que subiu 6,3 pontos, atingindo 105,5 pontos, e o dado sobre a situação atual dos negócios, que aumentou 4,2 pontos, alcançando 101,6 pontos.

Diferentemente do mês anterior, o Índice de Expectativas (IE), que mede a percepção sobre os próximos meses, melhorou em julho, subindo 2,1 pontos para 99,7 pontos, após ter recuado em junho.

“No cenário macroeconômico, apesar da interrupção do ciclo de quedas na taxa de juros, os indicadores de trabalho e renda continuam positivos e contribuem com o otimismo disseminado entre os segmentos da indústria”, finalizou Pacini.

*Com informações da Reuters

Sair da versão mobile