Confiança do consumidor brasileiro tem 4ª alta consecutiva

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 0,5 ponto em setembro, chegando a 93,7 pontos

A confiança dos consumidores brasileiros aumentou pela quarta vez consecutiva em setembro, impulsionada pela melhora nas expectativas para os próximos meses, mesmo com uma leve queda na percepção sobre a situação atual, conforme dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas nesta terça-feira (24).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 0,5 ponto em setembro, alcançando 93,7 pontos, após um avanço de 0,3 ponto em agosto. Em setembro, o Índice de Expectativas (IE) avançou 0,8 ponto, para 102,2 pontos, também registrando uma quarta alta consecutiva.

O Índice de Situação Atual (ISA), por sua vez, recuou 0,2 ponto em setembro, atingindo 81,7 pontos, após quatro meses sem apresentar queda. A alta no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foi impulsionada principalmente pelo avanço do componente referente ao ímpeto de compras de bens duráveis, que subiu 2,3 pontos, chegando a 90,1 pontos, o maior nível desde fevereiro deste ano (95,0 pontos).

No entanto, o componente que mede a percepção das finanças pessoais das famílias caiu 0,8 ponto em setembro, para 69,9 pontos, o menor nível desde maio deste ano (69,3 pontos).

“A confiança do consumidor sobe gradativamente desde junho deste ano, sendo influenciada, principalmente, pelas expectativas para os próximos meses. Em setembro, houve ligeira piora das percepções sobre a situação atual”, disse Anna Carolina Gouveia, economista do FGV/Ibre.

*Com informações da Reuters

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