A confiança dos consumidores brasileiros registrou leve alta em março, interrompendo uma sequência de três meses de retração, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 0,7 ponto no mês, alcançando 84,3 pontos. Apesar da recuperação modesta, o resultado sugere uma estabilização no sentimento dos consumidores diante do cenário econômico.
O avanço foi sustentado pelo Índice da Situação Atual (ISA), que teve alta de 1,6 ponto, alcançando 81,0 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), que mede a percepção para os próximos meses, teve variação positiva mais discreta, de 0,1 ponto, atingindo 87,4 pontos.
Entre os componentes do índice, os consumidores demonstraram maior otimismo em relação à economia do país no momento atual, com esse indicador avançando 0,8 ponto, para 91,2 pontos. A percepção sobre a situação financeira das famílias também apresentou melhora, subindo 2,4 pontos, para 71,2 pontos.
Entre os quesitos que avaliaram o momento atual, a percepção sobre a economia local subiu 0,8 ponto, para 91,2 pontos, enquanto a situação financeira das famílias avançou 2,4 pontos, para 71,2 pontos.
Já nas expectativas para o futuro, os indicadores de situação econômica local futura e de intenção de compras de bens duráveis também registraram alta, de 0,7 e 4,5 pontos, respectivamente, atingindo 99,3 e 79,7 pontos.
O cenário econômico segue desafiador, especialmente com o novo aumento da taxa Selic pelo Banco Central, que subiu em 1 ponto percentual, alcançando 14,25% ao ano. Esse foi o terceiro aumento consecutivo, seguindo os ajustes promovidos em dezembro e janeiro. A autoridade monetária já sinalizou que poderá realizar uma nova elevação, de menor magnitude, na reunião de maio.