• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 1 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Confiança do consumidor recua em junho após três meses de alta

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
24/06/2025
em Economia
A A
Confiança do consumidor brasileiro recua em junho após três meses de alta, aponta FGV

LEIA TAMBÉM

Impasse orçamentário em Washington ameaça funcionamento do governo dos EUA

Ruptura nos supermercados interrompe queda e volta a crescer em agosto

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou uma queda de 0,8 ponto em junho, interrompendo uma sequência de três meses de crescimento. O indicador atingiu 85,9 pontos, refletindo um cenário de menor otimismo tanto em relação à situação atual quanto às expectativas futuras.

De acordo com a economista do FGV IBRE, Anna Carolina Gouveia, o resultado de junho indica um movimento de “acomodação” após o período de alta. Tanto a percepção sobre o presente quanto as perspectivas para os próximos meses contribuíram para essa retração.

O Índice da Situação Atual (ISA) registrou uma baixa de 1,1 ponto, alcançando 82,9 pontos em junho. Já o Índice de Expectativas (IE) teve uma variação negativa de 0,4 ponto, situando-se em 88,7 pontos.

A análise dos componentes do ISA revela que a situação financeira atual das famílias foi o principal fator de impacto, com uma queda de 2,1 pontos, para 72,5 pontos. A percepção sobre a situação econômica local atual apresentou uma leve retração de 0,1 ponto, chegando a 93,6 pontos.

“O indicador que mede a percepção sobre a situação financeira foi o principal motivador do resultado, sugerindo que, apesar da resiliência da economia, os consumidores seguem preocupados com o orçamento doméstico, principalmente em um contexto de forte endividamento, inadimplência e alta dos juros”, explicou Gouveia.

No que diz respeito às expectativas para os próximos meses, os destaques negativos foram os indicadores de situação econômica local futura e de compras previstas de bens duráveis, com quedas de 1,2 e 1,1 ponto, respectivamente, para 102,9 e 76,1 pontos.

A pesquisa da FGV também identificou que a queda na confiança do consumidor foi generalizada entre as faixas de renda, com exceção do grupo que recebe acima de R$ 9.600,01, que não apresentou variação negativa no mês de junho.

Tags: ConfiançaConsumidorEconomiaFGVICCISA
Anterior

Grupo brasileiro investe €4 milhões na construção de sua primeira fábrica na Europa

Próximo

Zapay amplia presença nacional com Banco24Horas

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China
Economia

Impasse orçamentário em Washington ameaça funcionamento do governo dos EUA

por João Pedro Camargo Corenciuc

Os Estados Unidos se preparavam nesta terça-feira para uma paralisação do governo (shutdown), com as negociações entre Republicanos e Democratas...

Leia maisDetails
Crise climática e queimadas encarecem alimentos básicos 

Ruptura nos supermercados interrompe queda e volta a crescer em agosto

Brasil tem aumento de 26,21% na geração de novos empregos em 2024

Taxa de desemprego fica em 5,6% até agosto

Corte de juros não deve ocorrer nesta semana 

Dívida pública bruta recua para 77,5% do PIB em agosto e surpreende projeções

Brasil é um dos países mais afetados por novas tarifas de aço e alumínio nos EUA

Trump anuncia taxa de 100% sobre filmes estrangeiros

Estado de SP levanta R$14,77 bilhões com venda de ações da Sabesp

São Paulo é destaque internacional como única cidade brasileira a reduzir tarifas de água

Próximo
Zapay amplia presença nacional com Banco24Horas

Zapay amplia presença nacional com Banco24Horas

Amazon da início ao Prime Day e promete render bilhões

Amazon expandirá serviços de entrega Prime em cidades menores e áreas rurais

Comunidade amazônica recebe miniestação de tratamento de água em ação com apoio da Pwtech

Comunidade amazônica recebe miniestação de tratamento de água

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.