A inovação tecnológica vem transformando a relação das empresas com seus clientes. No Grupo Tauá de Hotéis e Resorts, ela tem sido usada para personalizar cada vez mais a jornada dos hóspedes e, claro, melhorar os resultados do negócio da empresa. Desde seu lançamento, em janeiro de 2025, a Aurora, uma assistente virtual movida por Inteligência Artificial, já impactou diretamente o faturamento da rede, vendendo mais de 1.500 mil diárias e gerando um faturamento de R$2 milhões nesse período. Além disso, a ferramenta contribuiu para uma redução de 30% nos custos operacionais e projeções indicam um aumento de até 40% nas vendas nos próximos meses.
Liderada pelo CIO (Chief Information ou Diretor de Tecnologia da Informação) do Grupo Tauá, Fábio Estevez, especialista em transformação digital e com passagens por grandes varejistas como Grupo IMC (Pizza Hut, KFC), Carrefour e Marisa, a implementação da Aurora faz parte de uma estratégia robusta de Martech dentro da rede hoteleira. Longe de ser apenas um chatbot, a Aurora atua em todas as etapas da jornada do hóspede, oferecendo suporte personalizado desde o primeiro contato até o check-out, de forma prática e interativa. A ferramenta faz atendimento automatizado e personalizado em canais como WhatsApp, Instagram, e-mail e site; oferece agilidade na reserva e compra de diárias, com recomendações individualizadas realiza check-in antecipado e check-out facilitado; permite personalizar a estadia, com agendamentos de experiências e serviços adicionais, como restaurantes e spa e acompanha em tempo real o NPS (Net Promoter Score), possibilitando ajustes para melhorar a satisfação dos hóspedes.
Para Fábio Esteves, a verdadeira transformação digital não é sobre adotar tendências, mas é usar tecnologia de forma estratégica para gerar impacto real no negócio. “Inovação precisa ser traduzida em resultados, precisa gerar valor para o negócio, alavancar vendas, são inúmeras as possibilidades, além de claro, melhorar a experiência do cliente”, acrescentou. Ele falou sobre outros projetos inovadores que utilizam a tecnologia e o marketing juntos para agregar valor, com resultados expressivos para o negócio da rede de hotéis e resorts.
Tecnologia aliada ao crescimento do negócio
Para alavancar suas vendas, o Grupo Tauá também investe fortemente em estratégias de marketing digital. De acordo com CIO do grupo, diante do cenário competitivo atual, se destacar no mercado vai além de apenas adotar as novas tecnologias. É preciso ter estratégias que gerem valor real. “Aqui usamos o Google para gerar vendas e o Instagram para atrair clientes”, comentou o executivo de transformação digital. Na rede hoteleira, Google Ads e Instagram Ads (anúncios nas plataformas) são utilizados para impulsionar vendas e atrair novos clientes, representando 50% das vendas digitais. Além disso, campanhas segmentadas de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) garantem uma comunicação precisa e eficaz com os hóspedes, aprimorando a experiência e a retenção de clientes. A rede de resorts registra uma alta taxa de abertura de e-mails, 25%, demonstrando alta engajamento com os clientes nas comunicações promocionais enviadas por e-mails. Vale destacar ainda o Retorno sobre investimento (ROAS) superior a 2500%, refletindo a eficiência das estratégias de marketing.
O Grupo Tauá também está estruturando um ecossistema omnichannel (tendência do varejo onde se concentra os canais da empresa, integrando lojas físicas, virtuais e compradores. Com uso da Inteligência Artificial o ecossistema atende a setores estratégicos como Recursos Humanos, Financeiro, Guests e Central de Reservas para agilizar e otimizar o atendimento ao hóspede, garantindo experiências mais rápidas, personalizadas e eficientes, reduzindo a carga operacional e aumentando a produtividade das equipes.
O futuro com novas inovações
O roadmap de inovação do Grupo Tauá segue ativo, com previsão de novos recursos para a Aurora e a implementação de soluções desenvolvidas internamente. Entre os próximos avanços, estão a integração da Aurora com novas plataformas de pagamento e experiências personalizadas; expansão do uso de IA para recomendação de serviços com base no perfil do hóspede e melhorias na análise preditiva de dados para otimizar estratégias de marketing e precificação.
Chamado às empresas de Tecnologia e Inovação
Diante do sucesso de suas iniciativas, o Grupo Tauá abre espaço para empresas de tecnologia e startups que tenham soluções inovadoras para o setor de hotelaria. Com agendas semanais exclusivas, a rede busca soluções baseadas em IA que possam agregar valor à experiência do cliente, otimizar processos e impulsionar os resultados operacionais. Empresas interessadas podem enviar suas propostas de produtos e serviços para parceiros.ti@taua.com.br.