O PAC Projeto Amigos da Comunidade trabalha com o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas, culturais e profissionais, focando a emancipação do indivíduo, o fortalecimento dos laços familiares e a conscientização do seu papel na sociedade.
O grupo foi fundado em 18 de outubro de 2006, começando com um grupo de amigos, três anos antes, realizando visitas voluntárias em Abrigos e Orfanatos. As visitas iniciaram na instituição CAAV – Sapopemba, que atendia crianças soropositivas. Com o passar do tempo, o projeto passou a realizar visitas em mais dois Abrigos, totalizando, em média, 140 crianças e adolescentes.
O trabalho, que inicialmente era de visitas e brincadeiras, foi amadurecendo e assim o grupo voluntário passou a realizar algumas parcerias importantes, viabilizando cursos de informática para os adolescentes e atendimento odontológico, além ajudar financeiramente em ações pontuais, como reformas e melhorias nos espaços, dentre outras.
Em março de 2007, foi inaugurado o primeiro serviço, o SAICA I (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) – Casa do PAC I. Em novembro de 2010, o PAC fundou seu segundo serviço, o CCA – Centro para Crianças e Adolescentes. Em março de 2012, o PAC fundou o seu terceiro serviço, o SASF – Serviço de Assistência Social à Família. Em outubro de 2012, o PAC fundou seu quarto serviço, SAICA II (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) – Casa do PAC II.
Missão
O PAC Projetos Amigos das Crianças tem seu trabalho pautado nas diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, tendo toda sua atuação voltada para o Distrito de Pirituba, onde seus serviços estão inseridos, e possui boa articulação com os demais serviços socioassistenciais, bem como com políticas públicas da região, no âmbito territorial direcionado à família e aos segmentos: criança, adolescente, jovem, idoso, pessoa com deficiência.
Visa também promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas, culturais e profissionais, focando a emancipação do indivíduo, o fortalecimento dos laços familiares e a conscientização do seu papel na sociedade.
Conheça os projetos
O PAC possui quatro programas de educação: o EDUPAC Intermediário, EDUPAC Básico, o Empodera e o Inclusão Digital do PAC. O projeto também possui uma biblioteca e uma lan house comunitária, além do “A Praça é Sua”.
Nos esportes, o programa atua no futebol, tênis e judô. Possui também aulas de diferentes tipos de dança, como balé clássico e danças urbanas.
O AFROPAC é voltado para o público negro, e conta com diferentes aulas culturais e oficinas diversas.
Conheça o site do projeto aqui.
Você pode doar para o PAC, por esse link.