• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 1 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Consumidores se lembram mais dos influenciadores do que da marca em publicidades, aponta pesquisa

Redação por Redação
25/03/2025
em Mercado
A A
Reprodução/Freepik

Reprodução/Freepik

LEIA TAMBÉM

Ajuste em provisão deve gerar impacto de R$ 107 milhões nas contas da Sabesp

XP recomenda venda de ações da Ambev e aponta risco de queda no consumo de álcool

Uma pesquisa realizada pela Youpix, em parceria com a Nielsen, reforçou a importância dos influenciadores no atual cenário do mercado de marketing de influência. Segundo o levantamento, 43% dos consumidores se lembram mais dos criadores de conteúdo do que da própria marca em parcerias, sejam elas pagas ou orgânicas.

O estudo ainda destaca como a influência dos creators impacta na hora de escolher um produto e realizar uma compra. 52% dos consumidores se sentem seguros em utilizar marcas usadas por influenciadores. Além disso, a pesquisa “O Efeito da Influência no Consumo” mostra que 54% dos usuários adoram saber os produtos e marcas que os influencers usam. 

52% se sentem seguros em utilizar marcas usadas por influenciadoresYouPix e Nilesen: Divulgação

De acordo com Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência, a confiança dos consumidores nos influenciadores vem da proximidade e autenticidade que esses creators constroem ao longo do tempo.

“Diferente das marcas, que muitas vezes falam de forma institucional, os influenciadores se comunicam como amigos, compartilhando experiências reais e construindo conexões genuínas com seus seguidores. Os consumidores enxergam os influenciadores como pessoas comuns que testam, aprovam e recomendam produtos de forma transparente. Essa relação gera identificação e credibilidade, tornando a recomendação do creator mais impactante do que a publicidade tradicional”, explica.

O profissional diz também que o marketing de influência não se baseia apenas na exposição de produtos, mas na construção de narrativas envolventes:  “Quando um influenciador integra uma marca ao seu dia a dia de maneira natural e coerente com seu estilo de vida, os seguidores assimilam essa recomendação como algo confiável e relevante para eles”.

Mas, afinal, como as marcas podem se certificar de que o influenciador é confiável o suficiente para divulgar seu produto? Na opinião de Fabio, a escolha do influencer certo vai muito além de número de seguidores. Para ele, as marcas precisam analisar o engajamento real do creator, a coerência do seu conteúdo com os valores da empresa e, principalmente, a autenticidade da sua relação com o público: “Um influenciador confiável é aquele que construiu uma audiência fiel baseada na transparência e na consistência de suas recomendações”.

Dados como o histórico de parcerias do influenciador e ferramentas de análise de dados são consideradas essenciais nesse processo de filtragem para escolher o criador de conteúdo ideal: “Na nossa agência, por exemplo, desenvolvemos o Viral Nation Secure, uma ferramenta que analisa métricas de autenticidade, engajamento e segurança de brand safety. Com ela, as marcas conseguem identificar se um creator tem seguidores reais, se o público interage de forma genuína e se há algum risco de reputação associado à sua imagem. Esse tipo de análise garante que as campanhas sejam feitas com influenciadores que realmente têm impacto e credibilidade junto à audiência”.

Tags: ConsumidoresEmpresasInfluenciadoresMercado
Anterior

Schneider Electric investirá mais de US$ 700 milhões para impulsionar IA

Próximo

Confiança do consumidor brasileiro volta a subir

Redação

Redação

Leia também

Sabesp aprova emissão de debêntures no valor de R$ 2,5 bilhões
Mercado

Ajuste em provisão deve gerar impacto de R$ 107 milhões nas contas da Sabesp

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Sabesp (SBSP3) comunicou ao mercado nesta terça-feira que terá um impacto financeiro de R$ 107 milhões em sua conta...

Leia maisDetails
 XP vê cenário mais difícil para Ambev e corta recomendação

XP recomenda venda de ações da Ambev e aponta risco de queda no consumo de álcool

Ações da Braskem caem mais de 14% na Bolsa por problemas na estrutura de capital

Ações da Braskem caem mais de 14% na Bolsa por problemas na estrutura de capital

Exxon Mobil anuncia corte de 2 mil postos de trabalho em reestruturação global

Exxon Mobil anuncia corte de 2 mil postos de trabalho em reestruturação global

Opep corta novamente previsões de crescimento da demanda de petróleo

Preços caem mais de 3% antes de decisão crucial sobre produção de petróleo

Ações da Gol Disparam Após Aprovação de Plano de Reestruturação nos EUA

Abra encerra acordo entre Gol e Azul

Próximo
Confiança do consumidor brasileiro tem 4ª alta consecutiva

Confiança do consumidor brasileiro volta a subir

Semana do Meio Ambiente: Sistema Campo Limpo mostra como o agro brasileiro faz a diferença para o planeta

DATAGRO aponta os principais pontos de risco para a inflação brasileira

Governo de SP vai capacitar e apoiar internacionalização de startups

Governo de SP vai capacitar e apoiar internacionalização de startups

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.