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Home Mercado

Consumidores se lembram mais dos influenciadores do que da marca em publicidades, aponta pesquisa

Redação por Redação
25/03/2025
em Mercado
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Reprodução/Freepik

Reprodução/Freepik

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Uma pesquisa realizada pela Youpix, em parceria com a Nielsen, reforçou a importância dos influenciadores no atual cenário do mercado de marketing de influência. Segundo o levantamento, 43% dos consumidores se lembram mais dos criadores de conteúdo do que da própria marca em parcerias, sejam elas pagas ou orgânicas.

O estudo ainda destaca como a influência dos creators impacta na hora de escolher um produto e realizar uma compra. 52% dos consumidores se sentem seguros em utilizar marcas usadas por influenciadores. Além disso, a pesquisa “O Efeito da Influência no Consumo” mostra que 54% dos usuários adoram saber os produtos e marcas que os influencers usam. 

52% se sentem seguros em utilizar marcas usadas por influenciadoresYouPix e Nilesen: Divulgação

De acordo com Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência, a confiança dos consumidores nos influenciadores vem da proximidade e autenticidade que esses creators constroem ao longo do tempo.

“Diferente das marcas, que muitas vezes falam de forma institucional, os influenciadores se comunicam como amigos, compartilhando experiências reais e construindo conexões genuínas com seus seguidores. Os consumidores enxergam os influenciadores como pessoas comuns que testam, aprovam e recomendam produtos de forma transparente. Essa relação gera identificação e credibilidade, tornando a recomendação do creator mais impactante do que a publicidade tradicional”, explica.

O profissional diz também que o marketing de influência não se baseia apenas na exposição de produtos, mas na construção de narrativas envolventes:  “Quando um influenciador integra uma marca ao seu dia a dia de maneira natural e coerente com seu estilo de vida, os seguidores assimilam essa recomendação como algo confiável e relevante para eles”.

Mas, afinal, como as marcas podem se certificar de que o influenciador é confiável o suficiente para divulgar seu produto? Na opinião de Fabio, a escolha do influencer certo vai muito além de número de seguidores. Para ele, as marcas precisam analisar o engajamento real do creator, a coerência do seu conteúdo com os valores da empresa e, principalmente, a autenticidade da sua relação com o público: “Um influenciador confiável é aquele que construiu uma audiência fiel baseada na transparência e na consistência de suas recomendações”.

Dados como o histórico de parcerias do influenciador e ferramentas de análise de dados são consideradas essenciais nesse processo de filtragem para escolher o criador de conteúdo ideal: “Na nossa agência, por exemplo, desenvolvemos o Viral Nation Secure, uma ferramenta que analisa métricas de autenticidade, engajamento e segurança de brand safety. Com ela, as marcas conseguem identificar se um creator tem seguidores reais, se o público interage de forma genuína e se há algum risco de reputação associado à sua imagem. Esse tipo de análise garante que as campanhas sejam feitas com influenciadores que realmente têm impacto e credibilidade junto à audiência”.

Tags: ConsumidoresEmpresasInfluenciadoresMercado
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