Contratação assertiva é um desafio para 80% das empresas

Especialista pontua ações necessárias para os gestores superarem estas dificuldades

Divulgação

Uma pesquisa da ManpowerGroup, revelou que, em 2023, 80% dos empregadores brasileiros relataram dificuldades para contratar novos colaboradores para as empresas. Ainda de acordo com o levantamento, no mundo, o percentual chega a 77%, ou seja, a dificuldade de contratar atinge 4 a cada 5 empresas.

Sem dúvidas, realizar uma boa contratação é essencial para o funcionamento dos negócios e sucesso das organizações. Segundo Maria Eduarda Silveira, headhunter e sócia fundadora da Bold HRO, de recrutamento especializado e desenvolvimento organizacional, como mostra a pesquisa, esta é uma tarefa importante e ao mesmo tempo desafiadora. 

“Para que a contratação seja assertiva, ela deve ser bem estruturada, garantindo um retorno positivo. O primeiro passo é identificar a real necessidade de abrir uma nova vaga dentro da empresa”, explica a especialista.

De acordo com a headhunter, a nova contratação precisa partir da necessidade e dos objetivos da empresa. “É preciso que o RH, líderes e gestores tenham em mente as respostas das seguintes perguntas: O que o meu negócio precisa? O que a empresa quer atingir? A partir disso, desenhamos um organograma para traçar o perfil de candidato ideal”.

Segundo Maria Eduarda, com estas respostas, a empresa conseguirá partir para a segunda etapa, que é construir o perfil do candidato certo. “Quais são os profissionais que a empresa precisa ter para atingir esse objetivo? Quais são as habilidades necessárias para desempenhar bem este papel? Assim, teremos mais clareza na hora da contratação e aí podemos partir para os pontos mais técnicos sobre os requisitos da vaga e experiências necessárias”, diz a especialista.

No entanto, a headhunter destaca que muitas empresas estão preocupadas somente com as habilidades técnicas, esquecendo-se de que é indispensável analisar as habilidades comportamentais daquele candidato. 

“Como ele age perante as dificuldades, como resolve, como lidera, como interage com as outras pessoas. Isso é muito valioso para qualquer cargo. Por exemplo, se a rotina exige mais trabalho em equipe, é preciso avaliar se o candidato realiza ações colaborativas. Se for um cargo que exija cumprimento de metas, será necessário verificar como aquela pessoa lida com desafios, e assim por diante”, explica Maria Eduarda.

Por fim, a especialista diz que um pilar fundamental para a contratação assertiva é o fit cultural, que deve ser compreendido tanto pelo candidato quanto pela organização. 

“Para se candidatar a uma vaga, é preciso que o profissional entenda o funcionamento da empresa, principalmente quais são os comportamentos mais valorizados. Assim, ele entenderá onde está se candidatando e o que será esperado dele dentro daquela empresa. Do lado da organização, ressalto, mais uma vez, que será necessário avaliar se realmente o candidato se identifica com o perfil e metas do negócio”, conclui.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as principais notícias semanalmente.

Sair da versão mobile