A ISA CTEEP, líder em transmissão de energia no País e responsável por 94% da energia transmitida no Estado de São Paulo, acaba de assinar um protocolo de intenções com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A iniciativa tem a finalidade de conjugar esforços para identificar oportunidades de desenvolvimento de projetos de conservação e formação de corredores ecológicos no Estado, mediante à conservação de vegetação nativa em biomas como a Mata Atlântica e o Cerrado.
O protocolo de intenções foi anunciado pelo subsecretário de Meio Ambiente do Estado, Jônatas Trindade; pela subsecretária de Energia e Mineração da Semil, Marisa Maia de Barros; pelo diretor da Fundação Florestal, Diego Hernandes; pelo assessor de Relações Internacionais da Semil, Patrick Schindler; e pela gerente de Sustentabilidade da ISA CTEEP, Ana Carolina David, durante a programação da COP28, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“A assinatura desse protocolo reforça o compromisso de conservação ambiental do Estado de São Paulo. A partir do conhecimento da ISA CTEEP adquirido com o Programa Conexão Jaguar, poderemos incrementar a nossa estratégia de conservação”, declarou o subsecretário durante o evento.
Com a vigência de 12 meses, o protocolo de intenções abre caminho para que as partes dediquem esforços na avaliação de potenciais áreas sob gestão do Governo do Estado de São Paulo com oportunidades de conservação florestal e ecológica, que poderão ser objeto da futura parceria.
De acordo com Ana Carolina, a ISA CTEEP atuará por meio de seu programa de sustentabilidade Conexão Jaguar, desenvolvido na América Latina desde 2019, com foco em promover a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento de comunidades e o combate às mudanças climáticas. A iniciativa voluntária oferece apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de projetos de conservação e REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).
“A assinatura do protocolo de intenções abre caminhos para novas oportunidades e reforça o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente. Até 2030, o Conexão Jaguar tem a meta de apoiar iniciativas de conservação e restauração de florestas ao longo do corredor da onça-pintada, com as quais esperamos contribuir para a redução de 9 milhões de toneladas de CO2 equivalente no planeta”, finaliza a executiva.
Para mais informações sobre o Programa Conexão Jaguar, acesse: https://conexionjaguar.org/pt-br/
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de mais de 1.600 colaboradores, a ISA CTEEP atua em 18 Estados, operando uma rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.