A Credix, fintech especializada em crédito e embedded finance, em parceria com a BTG Pactual Asset Management, anuncia a criação de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) de R$ 300 milhões. A iniciativa visa ampliar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas (PMEs) por meio do CrediPay, solução de financiamento de curto prazo da Credix que oferece extensão dos prazos de pagamento.
O fundo opera sob uma estrutura inovadora gerida pela BTG Pactual Asset Management, tendo o BTG Pactual Serviços Financeiros como administrador e o Banco BTG Pactual como custodiante. Além de subscrever as cotas seniores, o BTG Pactual também fornece infraestrutura para cobrança e inteligência de dados, consolidando um modelo full service para o mercado.
A parceria busca desbloquear um mercado com amplo potencial: o financiamento de PMEs. Diferentemente dos modelos tradicionais, a tecnologia da CrediPay integra o FIDC diretamente ao processo de vendas das maiores empresas e distribuidoras do país, reduzindo significativamente o trabalho manual normalmente necessário para o financiamento de recebíveis.
“O FIDC que lançamos é totalmente automatizado, sustentado por nossa tecnologia proprietária de embedded finance. Nosso mecanismo de crédito, baseado em IA, permite aprovações de crédito em tempo real, simplificando o acesso ao financiamento em grande escala. Líderes da indústria como a Volvo Trucks e plataformas de e-commerce de ponta estão aproveitando a nossa tecnologia para desbloquear novas oportunidades de vendas.” diz Thomas Bohner, CEO e fundador da Credix.
A inteligência de crédito da CrediPay aproveita milhares de dados comportamentais para fornecer uma avaliação mais precisa de pequenas e médias empresas sem depender apenas das pontuações de crédito tradicionais. A operação é respaldada por notas fiscais eletrônicas registradas na CERC, registro centralizado de recebíveis do Brasil, garantindo maior segurança, rastreabilidade e atendimento às melhores práticas de mercado.
“Estamos desbloqueando o mercado de capitais junto a um dos maiores investidores do mundo para alcançar 11 milhões de PMEs brasileiras, a maioria das quais ainda não têm acesso ao crédito. Esta solução inovadora melhora seu poder de compra, aumenta as vendas B2B, reduz custos operacionais e otimiza o fluxo de caixa para todas as partes envolvidas”, conclui Bohner.
Com uma taxa de crescimento mensal superior a 50% no ano passado, a Credix expandiu rapidamente sua presença no Brasil. Ao promover a inclusão financeira e aumentar o acesso ao crédito para as PME, a fintech está reforçando o seu impacto no mercado. Estas empresas representam metade do PIB do país e uma parte significativa da sua força de trabalho, tornando o acesso ao financiamento essencial para o crescimento econômico. Com o novo FIDC, a Credix está pronta para acelerar ainda mais sua expansão.