O empreendedorismo feminino no Brasil vive um momento de crescimento expressivo, com mais de 10 milhões de mulheres à frente de seus próprios negócios, segundo dados do Sebrae. A previsão é ainda mais promissora, estimativas do Relatório GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2023, apontam que elas representam 54,6% dos empreendedores em potencial no país até 2026. Diante desse cenário, iniciativas que garantem acesso ao crédito, capacitação e suporte técnico têm sido determinantes para consolidar a participação das mulheres na economia.
Nesse contexto, a Cresol tem se destacado como uma das principais forças de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. Em 2024, a cooperativa destinou R$ 6,7 bilhões em linhas de crédito exclusivamente para mulheres, viabilizando a abertura e o fortalecimento de negócios nas áreas urbana e rural.
“Esse apoio é parte da visão da Cresol para um desenvolvimento econômico mais justo e sustentável, em que as mulheres têm papel central na transformação das comunidades onde estão inseridas”, afirma Alzimiro Thomé, presidente do Cresol Instituto.
A Cresol atua com uma ampla rede de cooperadas, que já representa 39,49% do total de associados. Por meio de iniciativas como “Potencializa Elas” e “Parceiras Cresol”, que oferecem mais do que crédito: promovem capacitação, educação financeira e fortalecimento da autonomia feminina em mais de 100 municípios brasileiros.
“O crédito é um instrumento poderoso, mas o diferencial está em como o acompanhamos. A mulher empreendedora precisa de apoio estruturado e contínuo para transformar suas ideias em negócios viáveis e sustentáveis. Por isso, nossa atuação vai além da liberação de recursos”, ressalta Thomé.
Exemplos reais como o da Claudia Marisa dos Santos, empresária de Piratini (RS), participante do projeto “Potencializa Elas”, mostram como o apoio da Cresol tem impulsionado sonhos e promovido impacto social: “A gente tem sonhos e às vezes não consegue realizar pela falta de apoio, e ter auxílio da cooperativa e do grupo de mulheres é muito bom. Para mim e para minhas filhas, que também participaram, foi maravilhoso. Saber que além de nós, também há um grupo de apoio, foi uma oportunidade para nos conhecermos. Abriu novos horizontes para nós mulheres”.
A atuação da Cresol reforça o compromisso com os princípios do cooperativismo de crédito, promovendo inclusão produtiva, redução de desigualdades e valorização da mulher como agente econômica. O apoio ao empreendedorismo feminino também dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que se refere à igualdade de gênero e o combate à pobreza.
“O que fazemos é mais do que financiar negócios. Estamos fortalecendo famílias, comunidades e gerando ciclos virtuosos de desenvolvimento. Quando uma mulher prospera, toda a sua rede cresce junto”, conclui Alzimiro Thomé.