O Cubo Itaú, Ecossistema de inovação da América Latina, com apoio do Pacto Global da ONU e da NTT Data, realiza o evento “O Brasil que inova pelo clima”, na Climate Week NYC, no próximo 23 de setembro, em Nova York.
A iniciativa vai apresentar soluções brasileiras que estão liderando a transição para uma economia de baixo carbono, com foco em inovação, tecnologia e impacto socioambiental. O encontro reunirá líderes empresariais, especialistas em sustentabilidade e representantes de organizações multilaterais, em uma plataforma estratégica para dar visibilidade internacional às iniciativas do país e fomentar parcerias que impulsionem a transformação sustentável.
Com um olhar voltado para o futuro da inovação e da sustentabilidade, o evento destaca não apenas as realizações de grandes corporações brasileiras, mas também o dinamismo e a capacidade das startups do país. O Brasil emerge como um verdadeiro polo de inovação e tecnologia, com um ecossistema empreendedor latente que está à frente do desenvolvimento de soluções transformadoras.
Esses empreendedores reforçam o potencial brasileiro de impulsionar a sociedade em direção a uma economia de baixo carbono por meio de projetos que unem tecnologia de ponta com um profundo impacto socioambiental. A participação deles ressalta como o empreendedorismo tecnológico é um motor essencial para a transição ecológica global, reforçando o papel do país como líder em soluções sustentáveis.
“O Brasil tem um papel central no enfrentamento da crise climática, não apenas pelo seu patrimônio ambiental, mas também pela capacidade de gerar soluções inovadoras que podem inspirar o mundo. Este encontro é uma oportunidade para mostrar ao mercado global como o setor privado brasileiro está se organizando para a COP30 e deixando um legado climático relevante”, destaca Jana Brito, coordenadora da área e corporações transversais e especialista ESG do Cubo Itaú.
Com a realização do evento, o Cubo reforça seu papel de fazer conexões entre empresas, startups e instituições para impulsionar a transição justa e sustentável, alinhada às metas globais de clima.
Programação
- 14h00 – 14h15 | Abertura Institucional
- 14h15 – 15h00 | Painel 1: Agricultura e Inovação no Cerrado
A conversa aborda o papel do Cerrado na agenda de desenvolvimento sustentável e climático, destacando desafios e soluções em inovação, agropecuária e preservação ambiental, além das oportunidades de investimento e colaboração entre setores. - 15h00 – 15h45 | Painel 2: Bioeconomia e o futuro da Amazônia.Discussão sobre como as corporações brasileiras estão impulsionando a bioeconomia e promovendo cadeias de valor sustentáveis a partir da floresta Amazônica, alinhando-se com a agenda global para a COP30.
- 15h45 – 16h30 | Painel 3: Soluções tecnológicas para rastreabilidade e monitoramento. O objetivo é mostrar como o Brasil está desenvolvendo tecnologias de monitoramento ambiental, rastreabilidade de cadeias produtivas e dados que são fundamentais para a mitigação e adaptação aos impactos climáticos.
- 16h30 – 17h15 | Painel 4: Coalizões do setor empresarial e trilhas COP 30. Papo aborda o poder das coalizões setoriais e das jornadas rumo à COP30, as quais buscam consensos e projetos que apoiam a descarbonização e ampliação da agenda de agricultura regenerativa e sociobioeconomia.
- 17h15 – 17h30 | Encerramento e articulação para ações futuras
Para mais informações sobre o evento, basta clicar aqui.