Cuidados na manutenção dos painéis solares para garantir a eficiência energética

Imagem: freepik

Um levantamento da Associação Brasileira de Energia fotovoltaica (Absolar) mostra que a energia solar fotovoltaica ultrapassou a marca de 46 GW de capacidade instalada no Brasil em 2024, o equivalente a 19,5% da matriz elétrica do país, ficando atrás apenas da fonte hidrelétrica. O número leva em conta desde usinas de grande porte (geração centralizada) até pequenos sistemas residenciais e comerciais (geração distribuída). 

Embora o consumo de energia solar seja cada vez maior, a manutenção do painel solar, do inversor e de todo o sistema fotovoltaico é pouco frequente, porém  indispensável para garantir o bom funcionamento e longa durabilidade dos equipamentos, minimizar as perdas de geração elétrica e maximizar os ganhos financeiros com a tecnologia. “Isso porque os componentes de um sistema fotovoltaico estão sujeitos ao desgaste natural, especialmente as placas solares fixadas sobre o telhado, que ficam expostas às mais diversas condições climáticas e ao acúmulo de sujeira.  Quanto mais suja, menos energia a placa fotovoltaica vai produzir”, explica Rodrigo Bourscheidt, CEO da Energy+, rede de tecnologia em energias renováveis que oferece soluções voltadas para a geração de energia distribuída.

Para manter os paineis solares produtivos, Bourscheidt lista as principais manutenções que precisam ser feitas.

A eficiência de um painel solar está diretamente ligada à sua posição. Assim, quanto maior for a incidência solar, mais produtividade o módulo terá. “Geralmente, as instalações priorizam o posicionamento das placas viradas para o norte, pois é a direção que oferece melhor aproveitamento da luz”, diz o especialista. 

A limpeza das placas solares também está diretamente ligada ao seu bom desempenho de captar energia. Ela deve ser feita anualmente, exceto em lugares onde não chove muito ou tem muita poeira, nestes casos a cada seis meses. “De uma forma simples, basta olhar para os painéis solares e verificar se eles estão muito sujos com a fuligem da poluição, poeira, folhas de árvores entre outros. Caso sim, está na hora de limpá-los”, explica Bourscheidt. “A durabilidade das placas fotovoltaicas é um dos pontos fortes dessa tecnologia e, inclusive, uma das características que comprovam esta opção como excelente para quem quer reduzir a conta de energia e usar uma fonte de energia limpa e sustentável. Então quanto mais cuidar delas, mais tempo elas vão durar”, finaliza o CEO da Energy+.

Sair da versão mobile