Custo é preocupação para a ceia dos brasileiros: 58% querem dividir despesas com os convidados

Benefícios como vale-alimentação ou vale-refeição são a principal opção para cobrir os gastos, aponta pesquisa da VR

Com a proximidade do Natal, um levantamento nacional realizado pela VR, plataforma de serviços para trabalhadores e empregadores, revelou dados que refletem os hábitos dos brasileiros na organização das festas de fim de ano. O custo, este ano, é uma das principais preocupações dos brasileiros: 58% das famílias querem ceias em que cada participante leve um prato ou bebida, para dividir as despesas. Mesmo assim, 12% dos entrevistados estimam gastar até R$ 50 por pessoa, enquanto 33% esperam um custo entre R$ 51 e R$ 150. 

Para cobrir esses gastos, 58% planejam utilizar benefícios como vale-alimentação ou vale-refeição, enquanto 33% pretendem recorrer ao cartão de crédito. Apenas 7% contarão com benefícios extras, como bônus ou vale-presente fornecido pela empresa. O Pix também aparece como uma opção para 22% dos entrevistados, representando um aumento de 5% em relação ao ano passado. 

Em relação a com quem e onde pretendem passar a ceia, 86% disseram que irão passar com a família, em casa ou em casa de parentes (aumento de quase 2% em relação a 2023), enquanto 8% ainda não sabem onde passarão a ceia. 

A ceia tradicional continua sendo a favorita para 73% dos respondentes, com destaque para as aves como o prato principal indispensável (69%). Já churrasco tem ganhado espaço como uma alternativa à ceia tradicional, sendo a opção para 21% das famílias, apesar do aumento no preço da carne. As ceias veganas ou vegetarianas, embora ainda representem apenas 2%, sinalizam uma tendência de mudança de comportamento, com um aumento de 4% em relação a 2023. Em relação aos pratos principais, houve um aumento no consumo de peixes e frutos do mar (5%) e uma queda significativa para pratos com suínos (-5%) e cortes bovinos (-4%). 

Em relação às bebidas, vinhos e espumantes (55%) disputam a preferência com refrigerantes (54%), seguidos de perto por cervejas e drinks (49%). No entanto, a escolha por refrigerantes sofreu uma queda de 5% em comparação ao ano anterior, enquanto os sucos naturais apresentaram um aumento de 4% na preferência do brasileiro. Quando assumem o papel de anfitriões, 19% dos consumidores preparam tudo sozinhos. 

Sobre as tradições natalinas prediletas, 44% destacaram a preparação de um jantar especial, que apresentou um aumento de 6% em relação ao ano anterior, enquanto 21% preferem o amigo secreto, que registrou uma queda de 4%. Uma curiosidade é que 6% dos entrevistados garantem que o melhor do Natal é separar as passas do arroz. 

Questionados sobre “quem você é no Natal?”, a resposta mais frequente foi “o chefe de cozinha” (35%). Outras opções incluem o “paparazzi das redes sociais”, que fotografa todos os momentos (27%), o “organizador dos jogos e brincadeiras” (21%) e o clássico “tio das piadas” (18%). 

Sobre a VR  

A VR é um ecossistema que atua colaborativamente para melhorar a jornada do trabalhador, da hora que ele acorda até a hora que vai dormir. Para gerar um impacto social positivo, a VR possui seis unidades de negócio especializadas em mobilidade, gestão de RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação, que valorizam, simplificam e facilitam a relação entre empregadores e trabalhadores.

Sair da versão mobile