A CVC Corp, empresa dona da agência de viagens CVC, registrou prejuízo líquido de R$ 74,5 milhões no fim do quarto trimestre de 2023 – 23% a menos nas perdas em comparação ao mesmo período de 2022. A queda está relacionada ao aumento na demanda, além da melhora nos indicadores operacionais. No total, o prejuízo da companhia foi de R$ 456,9 milhões no acumulado, alta de 5,4%.
A empresa conseguiu somar um lucro líquido de RS 18,8 milhões no quarto tri em valor ajustado, em comparação a perda de R$ 197,6 mi no ano anterior. A receita líquida da companhia foi de R$ 352,2 milhões no tri, alta de 9,6%. Considerando apenas a operação brasileira, o salto na receita foi de 5,7%, para R$ 270,3 milhões.
“No Brasil, a inflação segue trajetória de queda, fazendo com que o ciclo de aperto monetário experimentado durante o ano comece a arrefecer, conforme pode ser observado pelas recentes reduções na taxa Selic. A menor taxa de juros, atrelada à recomposição de parte da renda disponível do consumidor, tende a impulsionar o setor do Turismo e a reduzir o custo de acesso ao mercado de crédito. A redução da taxa de juros também reflete diretamente nos juros da dívida da Companhia, beneficiando o resultado financeiro”, disse Fabio Godinho, CEO da companhia, em nota.
De acordo com a empresa, um dos principais fatores que fizeram o desempenho ser positivo foi a Black Friday, que aumentou as vendas, além da recuperação do movimento em lojas físicas. As reservas confirmadas da companhia somaram R$ 3,8 bilhões no último tri de 2023 – crescimento de 9,1% na comparação anual.
O maior foco da administração da companhia nos últimos trimestres foi a rede de lojas físicas da CVC – que seguem em crescimento. De acordo com a empresa, 42 novas unidades foram abertas, enquanto 26 tiveram a operação encerrada. A empresa passa por uma grande reestruturação de capital que ocorre para pagamento da dívida líquida – que agora está em R$ 414,3 milhões.