A Dell Technologies revisou para cima suas projeções de crescimento de receita e lucro de longo prazo, sinalizando uma robusta demanda por seus servidores de alto desempenho que suportam cargas de trabalho de Inteligência Artificial (IA). Em reação ao anúncio, as ações da empresa subiram 7% nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira.
A empresa agora espera um crescimento anual composto da receita entre 7% e 9%, um aumento significativo em relação à previsão anterior de 3% a 4%. A expectativa para o crescimento anual nos lucros ajustados por ação foi quase dobrada, passando de 8% para pelo menos 15%. O otimismo está ancorado na demanda por poder de computação necessário para executar produtos de IA generativa, como o ChatGPT.
“Os clientes estão ávidos por IA e pela computação, armazenamento e rede que fornecemos para implantar inteligência em escala”, afirmou o CEO Michael Dell em comunicado.
A Dell, que fornece servidores para clientes de IA como a startup xAI, de Elon Musk, e a CoreWeave, reiterou suas projeções para o terceiro trimestre e para o ano fiscal de 2026. Em agosto, a empresa já havia elevado suas expectativas para remessas de servidores de IA para US$ 20 bilhões no ano fiscal de 2026.
Além da IA, a empresa deve ser beneficiada por um forte ciclo de atualização de PCs. Este ciclo é esperado após a Microsoft (MSFT.O) encerrar o suporte ao Windows 10 na próxima semana, o que deve levar usuários e empresas a buscarem sistemas mais seguros e com acesso aos recursos mais recentes, movimentando o mercado de fabricantes de PCs como a Dell e a HP (HPQ.N).
Apesar de a crescente demanda por servidores de IA impulsionar a receita, o aumento da concorrência e os custos mais altos de produção desses equipamentos têm pressionado as margens de lucro da Dell, o que tem gerado preocupação entre os investidores.