Delta Air anuncia prejuízo de US$ 200 milhões devido à paralisação do governo

Delta/Divulgação

A Delta Air Lines anunciou nesta quarta-feira que a paralisação do governo dos Estados Unidos, encerrada no mês passado após 43 dias, deverá ter um impacto de US$ 200 milhões em seu lucro antes de impostos no quarto trimestre.

A companhia aérea detalhou que a queda na rentabilidade se traduz em aproximadamente 25 centavos por ação. A paralisação afetou milhares de voos e resultou em controladores de tráfego aéreo e outros funcionários públicos trabalhando sem receber salário.

A Delta, no entanto, informou que o crescimento das reservas de viagens retornou às expectativas iniciais da empresa logo após o fim da paralisação. A companhia se junta a outras do setor que sentiram o peso do shutdown.

No início da semana, a JetBlue (JBLU.O) já havia sinalizado um impacto de um ponto percentual em seu desempenho operacional trimestral, decorrente tanto dos cancelamentos relacionados à paralisação quanto dos efeitos do furacão Melissa na Jamaica.

Apesar do contratempo financeiro, a Delta mantém uma visão otimista para o futuro. A empresa afirmou que a demanda para o trimestre de dezembro (4T) permanece “saudável” e que as tendências de reservas são fortes para o início de 2026.

A Delta tem uma apresentação agendada para o final do dia na Conferência Global de Consumo e Varejo da Morgan Stanley, onde deve fornecer mais detalhes sobre suas projeções.

O CEO da Delta Air Lines, Ed Bastian, e outros executivos de grandes companhias aéreas têm feito pressão constante sobre legisladores e autoridades em Washington. O objetivo é garantir que os controladores de tráfego aéreo, os agentes da Administração de Segurança de Transporte (TSA) e outros trabalhadores essenciais ligados ao transporte aéreo sejam pagos em caso de futuras paralisações, evitando um colapso semelhante na malha aérea.

Sair da versão mobile