O setor aéreo brasileiro registrou um desempenho recorde entre janeiro e outubro de 2025, superando a marca de 100 milhões de passageiros com um mês de antecedência em comparação com o ano anterior. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os aeroportos do país movimentaram 106,8 milhões de viajantes no período.
Esse volume representa um crescimento de 9,5% no acumulado do ano, abrangendo tanto voos domésticos quanto internacionais, em relação ao mesmo período de 2024. Atingir a marca de 100 milhões já em outubro mostra uma aceleração, visto que, em 2024, esse número só foi alcançado em novembro.
O mercado doméstico é um dos grandes impulsionadores desse avanço. Pela primeira vez na série histórica (iniciada em 2000), a movimentação mensal de voos nacionais ultrapassou os 9 milhões de passageiros em outubro.
Este é o oitavo mês consecutivo – desde março – em que o mercado doméstico atinge o melhor resultado mensal, quando comparado com o mesmo período de anos anteriores. Só em outubro de 2025, o aumento foi de 9,1% em relação ao mesmo mês de 2024, totalizando 9 milhões de passageiros.
O ministro do MPor, Silvio Costa Filho, celebrou os resultados. “Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião”, afirmou. Ele destacou que o cenário “confirma o fortalecimento da aviação civil no país, com mais infraestrutura nos aeroportos, avanço da regionalização dos terminais e ampliação de oportunidades para os brasileiros.”
Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil, reforçou que os números consolidam a boa performance da aviação civil pós-pandemia, superando outros mercados da América Latina. “O Brasil tem o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe e é o que mais tem apresentado crescimento entre os principais países,” indicou Longo.
O mercado internacional também registrou um recorde histórico em outubro, com 2,3 milhões de passageiros e uma alta de 9,3% sobre o mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a outubro, o país soma 23,5 milhões de viajantes em voos de e para o exterior.
Acompanhando a aviação, o turismo internacional segue em ascensão. O Brasil caminha para atingir a marca de 8 milhões de visitantes estrangeiros, um feito histórico. Até outubro, o país já contabilizava 7.686.549 chegadas, um aumento impressionante de 42,2% em relação aos 5.406.409 registrados no mesmo período de 2024, configurando o maior volume de visitantes estrangeiros para os dez primeiros meses da série histórica.
Para celebrar e acompanhar o marco, a Embratur e o Ministério do Turismo anunciaram a instalação de “turistrômetros” na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento de lançamento, realizado no Museu de Arte do Rio (MAR), marcou o início da contagem em tempo real, com projeção de Inteligência Artificial, dos turistas que visitarão o país até 31 de dezembro.
Os Aeroportos Mais Movimentados
Os dez aeroportos com maior movimentação acumulada (voos domésticos e internacionais) até outubro de 2025 foram:
- Guarulhos (SP): 38,2 milhões
- Congonhas (SP): 19,7 milhões
- Galeão (RJ): 14,2 milhões
- Brasília (DF): 13,4 milhões
- Confins (MG): 10,7 milhões
- Campinas (SP): 10,6 milhões
- Recife (PE): 8 milhões
- Salvador (BA): 6,4 milhões
- Porto Alegre (RS): 5,8 milhões
- Santos Dumont (RJ): 4,9 milhões
