Depois de dois anos de negociações Mercosul e Singapura fecham acordo  comercial

Acordo conta com intercâmbio de tecnologias e aumento no fluxo comercial entre os países signatários

Os países do Mercosul alcançaram um marco histórico ao firmar um acordo para estabelecer uma área de livre comércio com Singapura. Esse é o primeiro acordo do bloco sul-americano com uma nação do Sudeste Asiático, abrindo caminho para ampliar os fluxos comerciais, oferecer maior previsibilidade e criar condições favoráveis para investimentos mútuos. 

O anúncio oficial está programado para 7 de dezembro, durante a cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro.

Singapura, conhecida por ser um dos principais investidores financeiros no Brasil, principalmente em setores como saneamento e infraestrutura, demonstra um compromisso sólido com o aprofundamento das relações comerciais. As negociações, que envolveram mais de 100 especialistas de ambas as partes, refletem o desejo de fortalecer os laços econômicos.

O acordo é resultado de encontros entre autoridades, como o ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura, Vivian Balakrishnan, e ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em abril. O ministro de Singapura também encontrou com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, Geraldo Alkimin, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante sua visita ao Brasil.

O intercâmbio comercial só em 2021 atingiu aproximadamente 7 bilhões de dólares. A negociação do acordo envolveu mais de 100 negociadores e especialistas do Mercosul e de Singapura. 

Este desenvolvimento abre portas para novas oportunidades comerciais e promete benefícios mútuos para os países envolvidas. Entre os principais produtos de exportação do Mercosul se encontram produtos avícolas, ligas ferroviárias, carne suína e bovina e minerais de ferro. Já entra os principais produtos de importação se encontram inseticidas, circuitos integrados, medicamentos e embarcações.

Imagem: Governo Federal/Reprodução

Sair da versão mobile