O Dia das Mães é muito mais que uma data comemorativa no calendário; para o varejo é um evento que movimenta a economia e redefine as estratégias de negócios, sendo a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda mais importante do ano, perdendo somente para o Natal.
Um levantamento feito pela CNDL Brasil em parceria com a FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado de São Paulo), mostrou que cerca de R$8 bilhões devem movimentar o comércio em todo estado, levando mais de 25 milhões de paulistas às compras.
Segundo a pesquisa, a média é que cada comprador adquira dois presentes, com preferência por produtos como roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%), chocolates (17%) e flores (15%). Em relação ao valor médio que pretendem gastar, os consumidores planejam desembolsar cerca de R$314, representando um aumento de R$56 em relação ao ano anterior.
“Temos mais de 244 mil empregos gerados somente em março, e um saldo acumulado de mais de 719 mil desde o início do ano, o mercado demonstra sinais positivos de recuperação pós-pandemia. A tendência sugere um potencial aumento no poder de compra da população. Além disso, as projeções apontam um crescimento de 1,9% no PIB do país em 2024, também impulsionado pelo setor varejista”, comenta o presidente da FCDL-SP, Mauricio Stainoff.
A pesquisa de preços também é a principal questão dos consumidores, 80% deles indicam a intenção de pesquisar antes de comprar. A busca por preços acontece tanto online (80%), quanto em meios físicos, especialmente em lojas de shoppings (42%) e de rua (29%). Com relação ao momento das compras, observa-se que 48% dos consumidores planejam adquirir os presentes na primeira semana de maio, enquanto 25% iniciarão suas compras no mês de abril.