Com o objetivo de incentivar a solidariedade e as doações de pessoas físicas, empresas e organizações da sociedade civil (OSCs), o Dia de Doar (DDD) ganha novos rumos a partir de 2026. O Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) assumirá a liderança da campanha, enquanto a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), que antes liderava a iniciativa, vai continuar como parceira estratégica, fortalecendo as parcerias e a articulação com o ecossistema de doação no Brasil. A campanha, que mobiliza diferentes setores da sociedade em prol de causas sociais, é celebrada no país desde 2013.
O DDD faz parte do movimento mundial #GivingTuesday, criado nos Estados Unidos em 2012, e ocorre sempre na terça-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), como uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. Desde o início, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e engajar um número crescente de doadores, sempre com foco em consolidar o hábito de doar no cotidiano. Em 2023, a mobilização foi ampliada com o apoio do Movimento Bem Maior, reforçando a atuação nacional.
“É com entusiasmo que acompanho essa transição na governança do Dia de Doar. O fortalecimento da cultura de doação no Brasil é um reflexo do trabalho conjunto de muitas mãos e corações. Com a liderança do MCD e o apoio contínuo da ABCR, temos a certeza de que a solidariedade continuará a crescer e inspirar mais pessoas a fazerem a diferença em nosso país. Vamos juntos, mais uma vez, impulsionar o movimento da generosidade!”, afirma Danilo Jungers, vice-presidente da ABCR.
A mudança tem como principal objetivo alinhar a gestão do Dia de Doar com o propósito de reforçar a cultura de doação no Brasil, conectando o evento a outras iniciativas estratégicas do setor. A expectativa é que o Dia de Doar continue crescendo e se consolidando como um movimento de referência, promovendo ainda mais a solidariedade, o engajamento cívico e o fortalecimento da cultura de doação no país.
“O Dia de Doar foi a primeira ação conjunta que fizemos como MCD, o quinto país a se juntar ao Giving Tuesday, e é hoje um exemplo de campanha para todo o mundo. Estamos felizes de poder assumir sua liderança pelos próximos anos”, afirma Joana Ribeiro Mortari, do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação
No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.