Digitalização de processos: A chave para o crescimento das pequenas empresas em 2025

Com redução de custos e aumento de eficiência, a automação se consolida como um diferencial competitivo essencial para os empreendedores brasileiros.

Imagem: freepik

Mais do que uma forte tendência, a digitalização de processos será necessária para o empreendedorismo no Brasil em 2025. A adoção de ferramentas digitais e a automação estão transformando o mercado, permitindo que empresas, especialmente micro e pequenas, reduzam custos operacionais e aumentem sua eficiência.

De acordo com um estudo da McKinsey & Company, a implementação de processos automatizados pode reduzir até 20% das despesas administrativas. Além disso, pesquisas do Sebrae apontam que empresas que investem em aprendizagem conseguem melhorar sua eficiência operacional em até 80%. Esses avanços se alinham com os dados do Banco Mundial, que indicam que a automação é um fator crítico para o crescimento sustentável das economias emergentes, como a brasileira.

Rafael Caribé, sócio da Agilize Contabilidade, reforça os ganhos envolvidos nesse movimento: “A digitalização tem um impacto direto na sobrevivência e no crescimento das pequenas empresas. Para aqueles que enfrentam margens competitivas, qualquer ganho de produtividade é essencial. Ferramentas como inteligência artificial generativa desde a elaboração de propostas até o uso de chatbots no atendimento ao cliente, trazendo agilidade e eficiência”, afirma o empresário.

RESULTADOS POSITIVOS, NA PRÁTICA

Exemplos práticos já mostram como a transformação digital é essencial para os pequenos negócios no Brasil. Um relatório do Sebrae destaca que as iniciativas que utilizam sistemas de automação financeira reduzem em até 30% o tempo gasto em tarefas administrativas, liberando energia e recursos para o foco em estratégias de crescimento.

No contexto brasileiro, a simplificação de processos burocráticos, como a abertura de empresas, também é um fator decisivo. “O tempo médio de registro empresarial, que antes ultrapassava um mês, hoje pode ser limitado por algumas horas, graças à digitalização. Essa agilidade não beneficia apenas os empreendedores, mas posiciona o Brasil como um mercado mais competitivo em um cenário global”, lembra Caribé.

Segundo o empresário, para 2025, a digitalização se apresenta como uma oportunidade e uma necessidade. “Empreendedores que abraçam a transformação digital têm mais chances de prosperar em um ambiente de negócios dinâmico e treinado, aproveitando os avanços tecnológicos para alcançar novos patamares de sucesso”, finaliza.

Sair da versão mobile