• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Digitalização para pequenos empreendedores

Tecnologia ainda é um grande desafio, mas também é uma grande aliada para auxiliar no crescimento do negócio

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
04/03/2024
em Empresas, PME & Negócios
A A

LEIA TAMBÉM

Cibra é eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Agro

Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

Os mercadinhos de bairro voltaram a ganhar espaço no Brasil, de acordo com um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, existem mais de 400 mil estabelecimentos do gênero em funcionamento pelo país. O levantamento, feito em 2022, aponta a pandemia como um dos grandes impulsionadores desta modalidade no setor varejista. Mas com o passar dos anos e com o fim da pandemia, os pequenos empreendedores encontraram novos desafios para se manterem em pé, principalmente para acompanharem as mudanças de consumo dos clientes, como o uso recorrente da tecnologia para as compras na modalidade delivery, por exemplo. 

Para Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, os pequenos comércios de bairros buscam alternativas para conseguirem alcançar as necessidades dos consumidores. “Os microempreendedores já compreendem a importância de investir em tecnologia, seja para serviços mais automatizados dentro do próprio negócio ou até mesmo para o escoamento de produtos a partir de serviços de delivery. Entretanto, é preciso quebrar uma grande barreira de que o investimento em tecnologia é algo caro ou apenas para grandes empresas. Essas ferramentas são essenciais para trazer mais benefícios ao consumidor e também para o empreendedor”, afirma. 

Na intenção de auxiliar ainda mais no processo de digitalização do negócio, as soluções de compra para os clientes também são grandes aliadas, principalmente alternativas que gerem conforto e praticidade na hora da compra. “Soluções para digitalizar o check-out, com atendente, ou o self-checkout podem ser implantadas de forma barata e simples no estabelecimento. Além da autonomia oferecida ao consumidor, ele também poderá encontrar comodidade no momento de realizar as compras, principalmente por não se deparar com filas que aumentam o tempo de espera. Desenvolvemos um sistema muito simples e barato, que pode ser operado tanto pelo varejista como pelo cliente final, sem dificuldades ou treinamentos”, pontua o executivo. 

A primeira etapa para começar a trabalhar com recursos digitais em mercados convencionais é automatizar o sistema de gerenciamento do negócio. “O empreendedor precisa ter o controle do que acontece no estabelecimento de forma prática, o que entra, o que sai, quanto fatura, quanto gasta. Para tanto, é hora de transferir os dados do velho caderninho de anotações para dar espaço a computadores, tablets e até mesmo smartphones com sistemas operacionais para o controle da unidade. Assim, é possível facilitar o acesso de quem trabalha e traz panoramas mais efetivos sobre projeções e balanços do negócio”, compartilha Guilherme. 

Dados do Comsorce em 2023 revelam que o Brasil é o terceiro país que mais consome conteúdos em redes sociais, com mais de 131 milhões de contas ativas.“Com essa grande presença do consumidor nas redes, o microempreendedor precisa se adaptar e levar o seu negócio para esse ambiente digital também. Desta forma, a presença do mercadinho nestes espaços é interessante, seja para divulgar promoções, repassar avisos, falar do mix de produtos, lançamentos e até mesmo para conhecer ainda mais o perfil do cliente, já que este ambiente gera conveniência e aprimora um aspecto importante dos mercadinhos de bairro, o acesso direto e mais próximo ao consumidor”, finaliza Guilherme Mauri.

Tags: DigitalizaçãoPMEsVarejo
Anterior

Aggreko destaca potencial do Brasil na transição energética global

Próximo

Como profissionais podem transformar trabalho temporário em efetivo

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Cibra é a 15º Melhor Empresa para se Trabalhar no Agronegócio
Agronegócio

Cibra é eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Agro

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, é reconhecida como a 15ª Melhor Empresa...

Leia maisDetails
Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

Ataques com IA atingem quase 8 em cada 10 empresas no Brasil, aponta estudo

Ataques com IA atingem quase 8 em cada 10 empresas no Brasil, aponta estudo

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

Próximo
Como profissionais podem transformar trabalho temporário em efetivo

Como profissionais podem transformar trabalho temporário em efetivo

Governo planeja reduzir em 10% diferença salarial entre homens e mulheres até 2027

Governo planeja reduzir em 10% diferença salarial entre homens e mulheres até 2027

Entenda o funcionamento do DREX

Entenda o funcionamento do DREX

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.