Pesquisa da TeamViewer revela que desafios diários de TI corroem a produtividade, o moral das equipes e a receita das empresas, mas a Inteligência Artificial pode reverter o cenário
- 42% das empresas afirmam ter perdido receita devido a gargalos tecnológicos;
- 48% revelam a fricção digital atrasou projetos ou operações críticas;
- 42% dos profissionais considerariam a qualidade da experiência digital dos colaboradores antes de aceitar uma proposta de emprego;
- 48% acreditam que a Inteligência artificial pode ajudar a reduzir essas barreiras e melhorar os fluxos de trabalho.
À medida que as organizações buscam impulsionar a produtividade em um cenário econômico desafiador, uma nova pesquisa da TeamViewer, provedora líder global de soluções para ambientes de trabalho digitais, revela preocupação com a tecnologia disfuncional.
De acordo com o estudo intitulado ‘O Impacto da Fricção Digital: Entendendo como a Tecnologia Disfuncional Desgasta a Produtividade, o Desempenho e Pessoas’, que reúne insights de 4,2 mil colaboradores e gestores de vários setores da indústria em nove países, a fricção digital vem corroendo silenciosamente o desempenho empresarial e limitando os ganhos de produtividade em diversos setores.
Os impactos financeiros, operacionais e humanos são expressivos e os colaboradores perdem, em média, 1,3 dia por mês devido à fricção digital: falhas cotidianas de TI que impedem a execução eficiente de tarefas. Segundo o estudo da TeamViewer, 80% dos profissionais enfrentam esse tipo de interrupção todos os meses, comprometendo o desempenho e a produtividade.
Os efeitos se estendem para além do simples incômodo: 42% dos entrevistados afirmam que suas empresas têm sofrido perda de receita devido à fricção digital, enquanto 69% dizem que esse fator tem contribuído para o aumento da rotatividade dos funcionários. Além disso, 47% apontam que a frustração com a tecnologia reduz a satisfação no trabalho, e 28% já consideraram pedir demissão por conta disso.
“Devido às inúmeras pressões enfrentadas atualmente pelos líderes empresariais, é compreensível que questões de TI passem despercebidas”, afirma Oliver Steil, CEO da TeamViewer. “Mas quando isso acontece, o impacto financeiro é significativo. A tecnologia está no centro de toda empresa moderna – e se ela não desempenha bem, o custo é imediato, seja em eficiência, satisfação do cliente e em competitividade.”
Lacunas Geracionais e Organizacionais
A pesquisa revela uma divisão acentuada na forma como a fricção digital é percebida entre gerações e níveis hierárquicos. Funcionários da Geração Z perdem, em média, 1,5 dia de trabalho por mês devido a falhas de TI, percentual que representa mais que o dobro dos 0,7 dias perdidos por profissionais da geração Baby Boomer. O estudo conclui ainda que 40% dos jovens da Geração Z já consideraram deixar a empresa por conta de tecnologia inadequada, em comparação com apenas 12% dos Baby Boomers. No aspecto organizacional, 56% dos profissionais que não ocupam cargos de gestão afirmam que problemas de TI impactam significativamente a rotatividade, enquanto apenas 36% dos gestores compartilham dessa visão. Os dados apontam para um descompasso entre a percepção dos líderes sobre o desempenho tecnológico e a experiência real dos colaboradores no dia a dia.
O papel da IA na resolução de disfunções
De forma encorajadora, o estudo aponta um caminho claro para avançar. Quase metade dos entrevistados (48%) acredita que a Inteligência Artificial pode ajudar a reduzir a fricção digital em suas empresas e 50% dos entrevistados estão abertos à ideia de que a IA assuma tarefas rotineiras de TI, como solução de problemas e redefinição de senhas, por exemplo.
Esses insights indicam uma crescente disposição das empresas em adotar a IA como um multiplicador de forças para aumento de produtividade e eficiência, ajudando as equipes a trabalhar de forma mais inteligente e rápida enquanto superam os obstáculos do dia a dia.
“A tecnologia deve capacitar as pessoas, e não limitá-las”, diz Andrew Hewitt, Vice-Presidente de Tecnologia Estratégica da TeamViewer. “Com a produtividade sendo uma prioridade tão grande para as empresas neste momento, há uma oportunidade real de transformar frustrações tecnológicas cotidianas em progresso. Nossos dados mostram que reduzir a fricção digital pode ter um grande impacto tanto em desempenho quanto em motivação. Quando as organizações adotam soluções para o ambiente de trabalho impulsionadas por IA e sistemas de TI mais inteligentes, conseguem eliminar barreiras, devolver tempo valioso às pessoas e criar uma experiência de trabalho mais fluida e gratificante.”
Sobre o relatório da TeamViewer
A pesquisa ‘O Impacto da Fricção Digital: Entendendo como Tecnologias Disfuncionais Desgastam a Produtividade, a Performance e as Pessoas’ foi conduzido pela Sapio Research a pedido da TeamViewer entre agosto e setembro de 2025 em nove mercados: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão, Índia e Austrália. O estudo contou com uma divisão equilibrada entre gestores e colaboradores, abrangendo diferentes setores e portes de empresas. O relatório completo, em inglês, está disponível para download em https://www.teamviewer.com/en/resources/reports/impact-of-digital-friction.





