• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 18 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home IA

Disfunções tecnológicas prejudicam receita de dois em cada cinco negócios globais. IA surge como solução estratégica

Fernanda Saad por Fernanda Saad
17/11/2025
em IA
A A

LEIA TAMBÉM

Startup lança nova IA brasileira com foco em inclusão digital: plataforma quer descentralizar o controle das big techs

IA brasileira que adapta a forma de falar ao perfil de cada pessoa e que faz sucesso em 70 países chama atenção no CMO Summit 2025

Pesquisa da TeamViewer revela que desafios diários de TI corroem a produtividade, o moral das equipes e a receita das empresas, mas a Inteligência Artificial pode reverter o cenário

  • 42% das empresas afirmam ter perdido receita devido a gargalos tecnológicos;
  • 48% revelam a fricção digital atrasou projetos ou operações críticas;
  • 42% dos profissionais considerariam a qualidade da experiência digital dos colaboradores antes de aceitar uma proposta de emprego; 
  • 48% acreditam que a Inteligência artificial pode ajudar a reduzir essas barreiras e melhorar os fluxos de trabalho.

À medida que as organizações buscam impulsionar a produtividade em um cenário econômico desafiador, uma nova pesquisa da TeamViewer, provedora líder global de soluções para ambientes de trabalho digitais, revela preocupação com a tecnologia disfuncional. 

De acordo com o estudo intitulado ‘O Impacto da Fricção Digital: Entendendo como a Tecnologia Disfuncional Desgasta a Produtividade, o Desempenho e Pessoas’, que reúne insights de 4,2 mil colaboradores e gestores de vários setores da indústria em nove países, a fricção digital vem corroendo silenciosamente o desempenho empresarial e limitando os ganhos de produtividade em diversos setores.

Os impactos financeiros, operacionais e humanos são expressivos e os colaboradores perdem, em média, 1,3 dia por mês devido à fricção digital: falhas cotidianas de TI que impedem a execução eficiente de tarefas. Segundo o estudo da TeamViewer, 80% dos profissionais enfrentam esse tipo de interrupção todos os meses, comprometendo o desempenho e a produtividade.

Os efeitos se estendem para além do simples incômodo: 42% dos entrevistados afirmam que suas empresas têm sofrido perda de receita devido à fricção digital, enquanto 69% dizem que esse fator tem contribuído para o aumento da rotatividade dos funcionários. Além disso, 47% apontam que a frustração com a tecnologia reduz a satisfação no trabalho, e 28% já consideraram pedir demissão por conta disso.

“Devido às inúmeras pressões enfrentadas atualmente pelos líderes empresariais, é compreensível que questões de TI passem despercebidas”, afirma Oliver Steil, CEO da TeamViewer. “Mas quando isso acontece, o impacto financeiro é significativo. A tecnologia está no centro de toda empresa moderna – e se ela não desempenha bem, o custo é imediato, seja em eficiência, satisfação do cliente e em competitividade.”

Lacunas Geracionais e Organizacionais
A pesquisa revela uma divisão acentuada na forma como a fricção digital é percebida entre gerações e níveis hierárquicos. Funcionários da Geração Z perdem, em média, 1,5 dia de trabalho por mês devido a falhas de TI, percentual que representa mais que o dobro dos 0,7 dias perdidos por profissionais da geração Baby Boomer. O estudo conclui ainda que 40% dos jovens da Geração Z já consideraram deixar a empresa por conta de tecnologia inadequada, em comparação com apenas 12% dos Baby Boomers. No aspecto organizacional, 56% dos profissionais que não ocupam cargos de gestão afirmam que problemas de TI impactam significativamente a rotatividade, enquanto apenas 36% dos gestores compartilham dessa visão. Os dados apontam para um descompasso entre a percepção dos líderes sobre o desempenho tecnológico e a experiência real dos colaboradores no dia a dia.

O papel da IA na resolução de disfunções  
De forma encorajadora, o estudo aponta um caminho claro para avançar. Quase metade dos entrevistados (48%) acredita que a Inteligência Artificial pode ajudar a reduzir a fricção digital em suas empresas e 50% dos entrevistados estão abertos à ideia de que a IA assuma tarefas rotineiras de TI, como solução de problemas e redefinição de senhas, por exemplo.

Esses insights indicam uma crescente disposição das empresas em adotar a IA como um multiplicador de forças para aumento de produtividade e eficiência, ajudando as equipes a trabalhar de forma mais inteligente e rápida enquanto superam os obstáculos do dia a dia. 

“A tecnologia deve capacitar as pessoas, e não limitá-las”, diz Andrew Hewitt, Vice-Presidente de Tecnologia Estratégica da TeamViewer. “Com a produtividade sendo uma prioridade tão grande para as empresas neste momento, há uma oportunidade real de transformar frustrações tecnológicas cotidianas em progresso. Nossos dados mostram que reduzir a fricção digital pode ter um grande impacto tanto em desempenho quanto em motivação. Quando as organizações adotam soluções para o ambiente de trabalho impulsionadas por IA e sistemas de TI mais inteligentes, conseguem eliminar barreiras, devolver tempo valioso às pessoas e criar uma experiência de trabalho mais fluida e gratificante.”

Sobre o relatório da TeamViewer
A pesquisa ‘O Impacto da Fricção Digital: Entendendo como Tecnologias Disfuncionais Desgastam a Produtividade, a Performance e as Pessoas’ foi conduzido pela Sapio Research a pedido da TeamViewer entre agosto e setembro de 2025 em nove mercados: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão, Índia e Austrália. O estudo contou com uma divisão equilibrada entre gestores e colaboradores, abrangendo diferentes setores e portes de empresas. O relatório completo, em inglês, está disponível para download em https://www.teamviewer.com/en/resources/reports/impact-of-digital-friction.

Tags: IANegócios
Anterior

Empreendedorismo feminino e o forte impacto de faturamento no setor de luxo

Fernanda Saad

Fernanda Saad

Jornalista com sólida experiência em comunicação corporativa, produção de conteúdo e assessoria de imprensa. Ao longo da minha carreira, atuei em diferentes segmentos da mídia e do mercado empresarial, desenvolvendo projetos editoriais, entrevistas e estratégias de posicionamento voltadas à construção de reputação e ao fortalecimento de marcas. Tenho um olhar apurado para contar boas histórias e traduzir conceitos complexos em narrativas envolventes. Ao longo dos anos, consolidei-me como uma profissional versátil, ética e comprometida com a precisão da informação e o impacto positivo da comunicação. Atualmente, sou chefe de redação na Editora Global Partners, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e colunista nos portais Business Moment e C-Level X.

Leia também

Startup lança nova IA brasileira com foco em inclusão digital: plataforma quer descentralizar o controle das big techs
Empresas

Startup lança nova IA brasileira com foco em inclusão digital: plataforma quer descentralizar o controle das big techs

por Redação

Dupla de empreendedores cria a Orch-Mind, primeira plataforma de inteligência artificial federada, gratuita e 100% brasileira. Foco é na inclusão...

Leia maisDetails

IA brasileira que adapta a forma de falar ao perfil de cada pessoa e que faz sucesso em 70 países chama atenção no CMO Summit 2025

Evasão Escolar: Um Alerta Global que Pode Custar US$ 50 Bilhões — E o Brasil Está no Centro da Crise

Evasão Escolar: Um Alerta Global que Pode Custar US$ 50 Bilhões — E o Brasil Está no Centro da Crise

IA e Psicologia: água e óleo, ou um novo capítulo?

IA e Psicologia: água e óleo, ou um novo capítulo?

Brasil vira referência em plataformas no-code para agentes de IA

Brasil vira referência em plataformas no-code para agentes de IA

Ataques com IA atingem quase 8 em cada 10 empresas no Brasil, aponta estudo

Ataques com IA atingem quase 8 em cada 10 empresas no Brasil, aponta estudo

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.