O dólar opera em queda expressiva frente ao real nesta segunda-feira (22), devolvendo alguns dos ganhos recentes, à medida que os investidores repercutem a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na véspera de desistir de sua candidatura à reeleição.
Às 14h56, o dólar comercial caía 0,95%, sendo cotado a R$ 5,551 tanto na compra quanto na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento (DOLc1) recuava 1,04%, para 5.560 pontos. Na sexta-feira, o dólar à vista encerrou o dia cotado a R$ 5,6046 na venda, registrando uma alta de 0,28%.
Nesta manhã, os mercados globais ainda digeriam o anúncio de Biden no domingo, quando disse em comunicado que não buscará um novo mandato na eleição de novembro, acrescentando nas redes sociais minutos depois que apoiará a vice-presidente, Kamala Harris, como candidata do Partido Democrata.
Nesta sessão, na esteira do anúncio de Biden, as moedas emergentes retomavam os ganhos frente ao dólar, com a divisa norte-americana apresentando quedas contra o peso mexicano e o peso colombiano.
“A desistência de Biden é uma ótima notícia para os mercados, já que a volta dos doadores do Partido Democrata faz com que a vitória de Trump seja mais incerta. Com o ‘Trump trade’ sendo desfeito hoje, o dólar e as Treasuries estão cedendo”, disse Eduardo Moutinho, analista de mercados do Ebury Bank.