A mais recente rodada da pesquisa Genial/Quaest de 2023 revela que, durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os brasileiros continuam apontando a economia como o principal problema do país. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (20), destaca que 25% dos entrevistados mencionam a economia como a principal preocupação, seguida por saúde (14%), questões sociais (13%), corrupção (12%) e violência (10%).
Embora a economia tenha liderado as preocupações da maioria da população ao longo do ano, esta edição da pesquisa registra o menor volume de menções à questão. Nos dois levantamentos anteriores, realizados em agosto e outubro, a economia era apontada por 31% dos entrevistados como o principal problema do Brasil.
A sexta edição da pesquisa Genial/Quaest também destaca que 34% dos brasileiros em idade para votar acreditam que a economia melhorou nos últimos 12 meses. Enquanto 31% percebem piora e 33% não veem grandes mudanças nesse aspecto. A expectativa para o próximo ano é positiva para 55% dos entrevistados, representando um aumento de 5 pontos percentuais em comparação ao levantamento de outubro. Outros 25% preveem uma piora, e 16% não esperam alterações significativas.
Em relação à inflação, 58%, 48% e 36% dos entrevistados observaram aumentos nas contas, alimentos e combustíveis, respectivamente, no último mês. Entre os eleitores que votaram em Lula no segundo turno, 38% esperam estabilidade na inflação, enquanto entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), 73% preveem alta nos preços nos próximos meses.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.012 eleitores entre os dias 14 e 18 de dezembro, realizando entrevistas face a face com a aplicação de questionários estruturados. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Imagem: Ricardo Stuckert
Presidente Lula e Ministro da Fazenda Fernando Haddad