Educação corporativa: a chave para a inovação no mercado de trabalho

Pesquisa revela que investir em capacitação tecnológica dos colaboradores aumenta a longevidade da empresa

Um relatório do LinkedIn Learning aponta que 94% dos colaboradores estariam dispostos a permanecer mais tempo em suas empresas se houvesse um investimento sólido em sua capacitação. O estudo mostra ainda que 52% dos profissionais acima de 35 anos buscam ativamente se atualizar em suas áreas, o que evidencia a crescente demanda por programas de aprendizado contínuo. O especialista em educação empresarial e gestão emocional, Leonardo Loureiro, fala como a educação corporativa é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento profissional em um mundo marcado por transformações tecnológicas.

Leonardo ressalta que é essencial que os colaboradores acompanhem as inovações do mercado e que, se essa capacitação vier de uma iniciativa interna da empresa de onde o profissional trabalha, o resultado é mais eficiente. “As empresas que fazem esse investimento não apenas melhoram as habilidades de seus colaboradores, mas também têm impacto direto na retenção de talentos”, afirma Leonardo.

Nos últimos anos, a demanda por profissionais de inovação e tecnologia tem crescido exponencialmente. Segundo um levantamento do Google for Startups, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025. Além disso, a pesquisa Workmonitor 2024, realizada com mais de 27 mil entrevistados em 34 países, incluindo o Brasil, mostra que as formações em IA e em tecnologia representam juntas 60% das principais habilidades que os profissionais querem desenvolver.

“Empresas que priorizam a educação corporativa não apenas cultivam um ambiente de trabalho mais engajado, mas também se posicionam de forma competitiva no mercado. A implementação de programas de capacitação pode ser a chave para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo, criando equipes mais adaptáveis e preparadas para enfrentar os desafios do futuro”, ressalta o especialista.

O impacto positivo da educação corporativa na produtividade e na motivação dos colaboradores é evidente. Segundo Leonardo, não é só sobre um aprimoramento profissional, mas também é sobre um desenvolvimento pessoal e emocional. “Quando os colaboradores se sentem valorizados e apoiados em seu crescimento profissional, isso se reflete diretamente no seu desempenho e na capacidade de inovação da empresa, criando um clima organizacional mais saudável”, explica o especialista.

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