Educação digital ganha força na América Latina

Levantamento da American Tower aponta que mais de 21 mil pessoas na América Latina passaram por educação digital

Durante o ano passado, a American Tower, líder global em infraestrutura para telecomunicações, intensificou seus esforços na criação de Comunidades Digitais na América Latina graças ao apoio de organizações não governamentais, empresas do setor de TIC e governos locais no México, Argentina e Colômbia que se esforçaram para preencher lacunas digitais.

O programa Comunidades Digitais é uma iniciativa global de investimento social da American Tower e procura contribuir para o desenvolvimento de competências digitais nas comunidades, com especial ênfase em áreas vulneráveis e populações que não têm acesso a tecnologias e conectividade para maiores oportunidades de desenvolvimento. Esse programa foi reconhecido com o prêmio WSIS 2021 atribuído pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) das Nações Unidas (ONU).

Cerca de 37% da população mundial nunca utilizou a internet (UIT, 2021) e, embora essa situação esteja geralmente mais relacionada com a falta de cobertura ou acessibilidade de serviços e dispositivos, a realidade é que existe uma barreira muito maior, associada à falta de educação digital.

Nos últimos quatro anos, as Comunidades Digitais conseguiram que pouco mais de 21 mil pessoas tenham acesso a um curso de educação digital, por meio de um dispositivo eletrônico e com acompanhamento de um instrutor. Isso tem permitido, aos poucos, que pessoas da Argentina, do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai e Peru escapassem do analfabetismo digital e usassem a Internet com foco no bem-estar. No Brasil, em particular, a American Tower inaugurou, recentemente, sua sétima unidade digital

Diminuir as lacunas digitais é um desafio que se supera em conjunto, cada passo dado permite que as pessoas estejam cada vez mais vezes e mais bem ligadas, garantindo assim que ninguém fique de fora dos benefícios que a conectividade, a tecnologia e a digitalização trazem.

Sair da versão mobile