Desde muito jovem, Michelle Falciano aprendeu que a vida exige coragem e resiliência. Aos 14 anos, enquanto muitos adolescentes ainda descobriam seus sonhos, ela já trabalhava para ajudar sua família. Esse espírito determinado a acompanhou ao longo da vida, levando a uma decisão corajosa aos 20 anos: abrir sua própria empresa no ramo de dedetização e controle de pragas. Hoje, com 23 anos de história à frente de seu próprio negócio, ela é mais do que uma empreendedora de sucesso, é um exemplo de como a paixão e a dedicação podem transformar desafios em oportunidades. Casada e mãe de dois filhos — um ingressando na faculdade e outro se destacando como atleta —, ela demonstra que é possível equilibrar os papéis de empresária e mãe sem abrir mão de seus objetivos.
Um de seus maiores desafios como administradora foi em 2020, quando a pandemia de Covid-19 abalou empresas em todo o mundo, Michelle enxergou uma oportunidade em meio ao caos. Para atender as demandas do mercado, sua empresa passou a oferecer serviços de sanitização, essencial para conter a propagação do vírus. Essa estratégia não apenas manteve a saúde financeira do negócio, mas também o consolidou como uma referência no segmento. “Entender as necessidades do momento foi fundamental e criar estratégias para garantir a segurança de todos os nossos colaboradores foi uma preocupação genuína, afinal, não se tratava apenas de manter a empresa em operação, mas de garantir a segurança e o bem-estar de todos”, destaca Michelle.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, até junho de 2020, durante a primeira onda da pandemia, mais de 700 mil empresas encerraram suas atividades, sendo 99,8% delas de pequeno porte. Para ela, enfrentar esse desafio exigiu uma combinação de criatividade e planejamento estratégico, competências que ela desenvolveu e aprimorou ao longo dos anos como administradora de sua empresa.
Com o compromisso de oferecer serviços de excelência, a empresária investe em produtos de alta qualidade e na capacitação da sua equipe. Ela criou uma dinâmica própria de treinamento, que alia teoria e prática, garantindo que os funcionários estejam preparados para atender às demandas com profissionalismo. “Capacitar minha equipe é uma extensão do meu comprometimento com o cliente. Funcionários bem treinados entregam resultados melhores”, afirma.
Além disso, ela compreendeu a importância das certificações como diferencial no mercado. “Nosso compromisso sempre foi com a qualidade com os serviços prestados e a segurança de todos os envolvidos no processo – funcionários e clientes. Essas certificações nos proporcionaram respaldo para aumentar o faturamento, garantir o bem-estar de todos na empresa e consolidar a confiança do cliente”, declara.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), baseando-se em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres representam 34,4% do total de negócios no Brasil, totalizando 10,3 milhões de empreendedoras. Michelle se destaca entre essas empresárias, pois, além de enfrentar obstáculos, ela encontra maneiras criativas de superá-los. Sua determinação, comprometimento e capacidade de transformar crises em oportunidades a tornam uma fonte de inspiração para empreendedores de diversas áreas. “Não se trata apenas de gerenciar uma empresa, mas de causar um impacto positivo na vida das pessoas que encontro, sejam elas clientes, colaboradores ou fornecedores”, conclui.