Eleitores indecisos se afastam de Biden após debate presidencial
Por Valéria Lúcia da Silva
Após o debate presidencial de quinta-feira (27.06), um grupo de eleitores norte-americanos indecisos expressou sua insatisfação com o desempenho do presidente Joe Biden. Dos 13 eleitores entrevistados pela Reuters, 10 criticaram Biden, descrevendo sua atuação como fraca, confusa e vergonhosa. Alguns eleitores classificaram Biden como “fraco e confuso”, o que pode fazer com que mudem sua intenção de voto e apostarem em Donald Trump desta vez.
Os debates presidenciais geralmente têm impacto limitado, mas nesta eleição extremamente polarizada, ambos os candidatos precisam conquistar votos dos eleitores indecisos. O atual presidente, Joe Biden, teve um desempenho instável enquanto Trump o atacava com uma série de acusações, muitas vezes tidas como falsas.
Já o desempenho de Biden só contribuiu para aumentar as preocupações sobre sua idade e capacidade de cumprir outro mandato. Sete dos nove eleitores que ficaram desapontados com Biden disseram estar inclinados a votar em Trump, com três deles decididos a apoiar o ex-presidente republicano.
Mas o debate também agradou alguns eleitores que se dizem satisfeitos com o discurso direto apresentado por Biden. Por outro lado, também há os que se dizem propensos a não votar em ninguém, primeiro por não gostarem de Trump e segundo, por acharem que a performance de Biden, durante o debate, ter deixado muito a desejar. Outros eleitores preferem esperar os próximos passos desse pleito e permanecem indecisos.
A pesquisa mais recente da Reuters/Institut Public de Sondage (Ipsos) revelou que cerca de 20% dos eleitores não escolheram nenhum candidato na corrida presidencial deste ano e outros estão considerando opções de terceiros. As questões sobre idade e capacidade mental de Biden tornaram-se um ponto central na campanha, especialmente após um relatório sugerindo lapsos de memória.