A Eletrobras, maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, informou nesta quarta-feira (22) que mudará seu nome para Axia Energia. Essa decisão marca um dos movimentos mais simbólicos de sua história, que visa consolidar a profunda transformação corporativa iniciada com a privatização da companhia em 2022.
A mudança de nome é um passo estratégico crucial para a antiga estatal, buscando desvincular a imagem da empresa de seu passado sob controle governamental e reforçar um novo posicionamento no mercado competitivo.
Segundo a empresa, nova marca simboliza o amadurecimento do processo de capitalização de 2022. O nome Axia, de origem grega e que significa “valor” ou “eixo”, busca traduzir a visão de futuro da empresa, focada em disciplina financeira, excelência operacional e geração consistente de valor para o acionista.
Ao atuar em um ambiente de mercado mais competitivo, a Axia Energia sinaliza que seu foco será na conquista e manutenção de clientes, oferecendo soluções de energia que vão além do mero fornecimento da commodity. O CEO da companhia, Ivan Monteiro, destacou que a Axia está preparada para os desafios da transição energética, com foco em inovação e alocação de capital eficiente.
A companhia mantém sua posição como líder em geração e transmissão no Brasil, com 81 usinas 100% renováveis (hidrelétricas, eólicas e uma solar). A empresa é responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), e planeja crescer por meio de leilões setoriais e novas parcerias.
A transição será concluída em breve, afetando diretamente a negociação dos papéis da empresa no mercado financeiro. A expectativa é que as ações da empresa passem a ser negociadas sob a nova denominação a partir de 10 de novembro. Na B3, os códigos ELET3, ELET5 e ELET6 serão substituídos por AXIA3, AXIA5 e AXIA6, respectivamente. O nome de pregão será
Na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), as ações ordinárias passarão a ser negociadas sob o ticker AXIA, e as preferenciais sob AXIA PR. A empresa reitera que o rebranding (mudança de marca) não implica qualquer alteração em seus compromissos contratuais, empresariais ou regulatórios.