Elon Musk processa o cofundador da OpenAI

A alegação é de que Sam Altman manipulou o processo de criação da empresa de IA

Elon Musk abriu um novo processo contra o cofundador da OpenAISam Altman, em um tribunal na Califórnia, nos EUA, alegando ter sido “manipulado” para cofundar a empresa de inteligência artificial. Musk afirma ter sido “cortejado e enganado” por Altman e Greg Brockman, atual presidente da OpenAI, para cofundar a empresa, que supostamente seria uma “organização sem fins lucrativos”.

O fundador da Tesla alega ter sido traído por “Altman e seus cúmplices”, já que, após investir milhões de dólares, os executivos da OpenAI, juntamente com a Microsoft, estabeleceram, sem clareza, uma “rede de afiliados da OpenAI com fins lucrativos”.

O advogado de Musk, Marc Toberoff, afirma que o processo “desmascara a conversa fiada sobre filantropia dos réus e os responsabiliza por suas falsas representações a Musk e ao público”. Segundo Toberoff, o litígio vai além de uma startup de US$ 100 bilhões. “O futuro da AGI (inteligência artificial generativa) está em jogo”, declarou.

A Microsoft é a maior investidora da OpenAI, tendo supostamente aportado US$ 13 bilhões na empresa.Musk alega que os valores da Microsoft e de uma organização sem fins lucrativos, como a OpenAI, não estão alinhados. 

Os advogados de Musk afirmam no processo que Altman garantiu a Musk que a suposta estrutura sem fins lucrativos da OpenAI garantiria o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial com neutralidade, foco em segurança e abertura para o benefício da humanidade, “e não valor para os acionistas”, mas que não tem cumprido suas promessas.

Sair da versão mobile