A Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcio do país, comemora conquistas, prêmios e as conexões que construiu. Com mais de 3.000 colaboradores e há 17 anos consecutivos entre as Melhores Empresas para Trabalhar (GPTW), a empresa fecha o ano com resultados históricos em engajamento e retenção, fruto de uma cultura que coloca as pessoas no centro de tudo.
Para a Embracon, o que faz alguém permanecer numa empresa vai muito além de salários ou benefícios. Envolve propósito, reconhecimento, espaço para crescer e a certeza de que seu trabalho é valorizado. O mercado está em constante mudança, e, para atrair e manter os melhores talentos, as empresas precisam ir além do básico.
Segundo Brenda Donato, diretora de Pessoas e Resultados da Embracon, “É fundamental entender que o profissional, especialmente as novas gerações, busca mais do que bons salários, ele anseia por propósito, flexibilidade e oportunidades de crescimento tangíveis. Nossa abordagem é focada em construir um ambiente onde cada pessoa se sinta valorizada e com potencial ilimitado“.
Superando a média do mercado em indicadores de clima organizacional e satisfação, a Embracon impacta positivamente a vida de seus colaboradores através de programas estruturados e uma cultura de desenvolvimento contínuo.
A Universidade Corporativa Embracon (UCE) é um dos maiores símbolos do compromisso da empresa com o crescimento dos seus profissionais, e também com o futuro do setor de consórcios no Brasil. O projeto, pioneiro no segmento, transformou a plataforma de cursos internos em uma graduação reconhecida pelo MEC: o Curso Tecnólogo em Gestão Comercial com Especialização em Consórcio, que eleva o padrão de formação no setor.
A iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Compartilhar 2025, da ABAC, e também com o Prêmio Ser Humano (ABRH), consolidando a empresa como protagonista de evolução do setor. Em parceria da FEX Educacional, a empresa também já formou mais de 150 líderes com o MBA em Liderança e Futuro do Trabalho.
Programas como Imersão, Escola de Habilidades do Futuro e Escola de Facilitadores reforçam a cultura de aprendizado contínuo. A jornada de trabalho híbrida, com foco em produtividade e qualidade de vida, é outro diferencial da empresa. Além dos benefícios convencionais, a empresa oferece suporte emocional, jurídico e financeiro extensível aos familiares, o Programa de Participação nos Resultados (PPR), licença-maternidade estendida, day off de aniversário e iniciativas de equidade e aceleração de carreira.
Essa estratégia é validada por números expressivos: a pesquisa de clima organizacional 2025 alcançou 83% de adesão, um salto significativo em relação aos 74% de 2024. Nesse ambiente, 43% dos colaboradores apontam as oportunidades de crescimento como principal fator de permanência na empresa.
O compromisso com a diversidade e inclusão se reflete em 89% das vagas de analistas preenchidas com foco em ações afirmativas raciais. Além disso, 74% dos colaboradores receberam três ou mais conversas de desenvolvimento nos últimos 12 meses, demonstrando um investimento contínuo no crescimento individual.
A companhia também se destaca por superar as médias de mercado em clima organizacional, registrando 88 pontos no GPTW 2025, acima dos 85 pontos da média das 85 melhores empresas de grande porte de 2024. O eNPS (Employee Net Promoter Score) da companhia alcançou 77 em 2025, igualmente superior à média de 73 das melhores empresas GPTW.









