• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 5 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

Empreendedorismo feminino: conheça as estratégias essenciais para liderar com sucesso

Segundo pesquisa, no Brasil, mais da metade dos potenciais empreendedores são mulheres e a participação delas em cargos de liderança cresceu 9,5% em uma década

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
08/11/2024
em Carreira, EXECUTIVA, Governança, Liderança Inspiradora, PME & Negócios
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

3 em cada 4 empregadores não encontram talentos em tecnologia

Currículo invisível: O que sua aparência diz na busca por oportunidades

De acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023, elaborada pela GEM – Global Entrepreneurship Monitor, 54,6% dos potenciais empreendedores no Brasil, que pretendem entrar no mercado até 2026, são mulheres. Ao mesmo passo, o levantamento sobre Mulheres no Mercado de Trabalho, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria da Confederação Nacional da Indústria – CNI, revelou que a participação feminina em cargos de liderança expandiu 9,5% em uma década, alcançando, em 2023, uma parcela de 39,1%. 

Neste cenário, em que a presença delas no empreendedorismo e em cargos de tomada de decisão, é cada vez maior, empresárias e líderes de corporações, listam dicas para mulheres que querem alcançar o sucesso nos negócios. Confira: 

Para Giordania Tavares, CEO da Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina, para conduzir uma liderança de sucesso,  é fundamental estar sempre presente, próxima dos liderados e desenvolver uma comunicação direta, clara e objetiva. “Gerir uma empresa para que ela seja referência de mercado é um desafio muito grande, por isso, manter a equipe engajada e ter uma comunicação transparente com os times é crucial para exercer uma liderança de sucesso. Desta forma, busco estar sempre por dentro das operações do dia a dia e permitir que os colaboradores tenham uma troca direta comigo seja por WhatsApp, ligação, call online ou reunião presencial. Assim, conseguimos fazer ajustes quando necessário e sempre deixar claro o que a empresa espera de cada um”, comenta a executiva.

Giordania Tavares, CEO da Rayflex

Já Paula Faria, CEO da Sua Hora Unha, rede especializada no cuidado com as unhas, mãos e pés, acredita que mulheres são expert em planejamento e organização, visto que com o acúmulo de funções, elas precisam organizar bem o tempo para dar conta dos compromissos. “Com processos bem definidos e equipe alinhada é possível se afastar do operacional e focar na expansão do negócio pela replicação de um modelo de gestão de sucesso”, explica. Além disso, um empreendedor deve ser generalista, entender um pouco de todos os setores e se especializar constantemente na principal dor do seu modelo de negócio. “Com uma percepção generalizada, você consegue estabelecer conexões entre os departamentos e agir de forma estratégica a fim de sanar um problema quando ele surge e desenvolver processos para evitar que eles se repitam”, orienta a empresária.

Paula Faria, CEO da Sua Hora Unha

Para a farmacêutica e bioquímica Vanessa Vilela, fundadora da Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais, é fundamental ter um olhar empreendedor é necessário para qualquer líder, especialmente para mulheres que desejam se destacar no mercado. “Essa visão deve estar incorporada na cultura da empresa, onde os líderes oferecem estímulo e servem como exemplos a serem seguidos”, afirma. Ela ressalta que tem que ser estratégica: “Os chefes devem se concentrar em melhorar os resultados e incentivar suas equipes a identificarem oportunidades”, relata. A CEO também oferece uma orientação valiosa para todas que desejam ter sucesso: “Se qualifiquem e procurem o crescimento pessoal e profissional todos os dias. Somente por meio desse crescimento contínuo e do aumento do conhecimento conseguiremos avançar e conquistar novos espaços”, orienta.

Vanessa Vilela, fundadora da Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais

Segundo a Dra. Mirelle José Ruivo, ginecologista e obstetra, fundadora da Mulherez, primeira clínica de rejuvenescimento íntimo e transplante de sobrancelhas, é imprescindível desenvolver a habilidade de adaptação, uma característica necessária para a liderança em um mercado em constante mudança. Ela enfatiza a relevância de investir em cursos e estudos como o primeiro passo para alcançar o sucesso. “Colocar esse conhecimento em prática é o que realmente faz a diferença. Persistir e buscar alternativas para atingir os objetivos”, afirma a médica.  

Dra. Mirelle José Ruivo, ginecologista e obstetra, fundadora da Mulherez
Tags: empreendedorismoExecutivasFemininoMulheres empreendedoras
Anterior

Iniciativa Help Brazil da SOFTSWISS vence o prêmio SBC Latinoamérica

Próximo

Regras de sustentabilidade do mercado internacional afetam as empresas brasileiras

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

3 em cada 4 empregadores não encontram talentos em tecnologia
Carreira

3 em cada 4 empregadores não encontram talentos em tecnologia

por Jhulia Caballero

No meio de uma revolução tecnológica e de uma enorme demanda por inovação, um grande obstáculo persiste: a escassez de...

Leia maisDetails
Currículo invisível: O que sua aparência diz na busca por oportunidades

Currículo invisível: O que sua aparência diz na busca por oportunidades

CEO do LinkedIn assume novas responsabilidades na Microsoft, incluindo produtos Office e IA Copilot

CEO do LinkedIn assume novas responsabilidades na Microsoft, incluindo IA Copilot

Medo de substituição por IA pressiona saúde mental dos trabalhadores

Medo de substituição por IA pressiona saúde mental dos trabalhadores

Sócio-fundador da Grunner, Mateus Belei assume diretoria comercial, de marketing e pós-venda da companhia

Mateus Belei assume diretoria comercial da Grunner

Grupo Orion anuncia Matheus Ferraroni como novo diretor de TI

Grupo Orion anuncia Matheus Ferraroni como novo diretor de TI

Próximo
Greenwashing: confira 3 maneiras para identificar a falsa sustentabilidade nas empresas

Regras de sustentabilidade do mercado internacional afetam as empresas brasileiras

Uma mudança necessária

Uma mudança necessária

Conheça a história de Dennis Herszkowicz, CEO e presidente da TOTVS S.A

Conheça a história de Dennis Herszkowicz, CEO e presidente da TOTVS S.A

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.