Para impulsionar o empreendedorismo feminino, foi realizada em São Paulo a 4ª edição do evento “Girl Boss Reunion”, reunindo mulheres empreendedoras dos mais diversos setores da economia. A noite foi marcada por troca de experiências e momentos de aprendizado. Idealizado e promovido por Renata Rado, apresentadora do Reality Show Casa das Empreendedoras, o encontro mostra o potencial que a mulher representa, não somente no mercado de trabalho, mas também nas atividades diárias. “O objetivo principal desse evento é promover a conexão entre as mulheres. Aqui a gente fala de um tema específico, que traz uma reflexão e que também ajuda as empreendedoras a alavancarem seus potenciais. Na primeira edição, falamos sobre comunicação e redes sociais. No segundo encontro, falamos sobre inclusão. No terceiro, o tema foi ‘oratória’, e hoje, estamos falando sobre liderança virtuosa”, afirma Renata.
Empreendedora e empresária, apaixonada pelo empreendedorismo desde criança quando começou vendendo brigadeiro, é idealizadora e apresentadora do Reality Show CASA DAS EMPREENDEDORAS. Morou nos Estados Unidos, onde fez Mestrado em “Sports e Recreation Management”, e viveu na Suíça, onde foi referência nacional na área fitness. De volta ao Brasil, depois de um longo período vivendo entre os dois países, ela se tornou apresentadora do programa de viagens e empreendedorismo feminino “Lifestyle com Renata Rado” e “Casa das Blogueiras”, exibidos na Band MG. Posteriormente, na Band SP, e agora está com o programa Casa das Empreendedoras em rede nacional através da Rede TV! Renata é poliglota e já visitou mais de 38 países, acumulando experiência em viagens há mais de 20 anos.
Dra. Cilene Ronconi, odontóloga atuante há anos no mercado, foi uma das participantes. Ela comenta que momentos como este são muito importantes não apenas para os negócios, mas também para a vida. “Aqui experimentamos uma conexão única. As pessoas são extraordinárias e inspiram comportamentos que levamos para a vida. Nós mulheres, juntas, somos mais fortes”, afirmou Cilene.
Já Dra. Kamilla Lacerda, especialista em harmonização facial e cirurgia facial, destaca a importância da interação entre as mulheres. Ela observa que, muitas vezes, o foco da mulher se estende além dos negócios, abrangendo questões domésticas, filhos e marido. O tempo entre amigas e parceiras frequentemente é esquecido, o que, para ela, não é saudável. “É incrível para mim poder estar aqui hoje. Minha vida era muito casa-trabalho/trabalho-casa. Agora eu entendo o quão é importante interagir. A mulher no mercado de trabalho representa que ‘o céu é o limite’, pois podemos ir muito além do que imaginamos”, afirma.
Fernanda Deplance é empreendedora há anos e, entre as diversas atividades que desempenha, atua no ramo de tecnologia. Atualmente, mora em Belo Horizonte, mas sempre que pode, está em São Paulo. Ela aproveita esses encontros para expandir sua rede de contatos, valorizando as novas conexões e utilizando o momento para trocar experiências. “Eu digo que todas as empreendedoras têm que participar de eventos como este. Temos que ‘trocar mais figurinhas’, compartilhar ideias, e é desta forma que surgem novos projetos”, comenta.
Já a consultora de moda, Andréia Alvarez, destaca que as mulheres precisam sempre ajudar umas às outras. “Cada dia mais, as mulheres precisam entender o significado da palavra ‘sororidade’, que é mulheres apoiando mulheres. Hoje em dia, não existe mais espaço para competição entre mulheres. A vida já não é fácil. A mulher é ‘multifacetada’ e, por isso, ‘ser mulher’ é uma tarefa muito difícil”, afirmou.
Dentre as atividades, o evento ainda contou com a palestra de Izabella Esper, empresária. Em sua fala, ela levou as empreendedoras a refletirem sobre a jornada no mercado de trabalho e compartilhou lições que, ela mesma, disse ter aprendido durante sua trajetória. “Para começar, precisamos refletir se gostaríamos de ter a nós mesmos como líderes. Depois, precisamos entender que aprendemos mais com exemplos do que com palavras. Construir resultados sem destruir times é possível, e liderar pessoas requer arte e sabedoria”, complementa “nosso propósito começa em nós, mas não termina em nós”.
Além das empreendedoras, o evento contou com a presença do empresário Caio Camillo, especializado em construir autoridade para mulheres empreendedoras: “Ajudar mulheres a ganharem visibilidade é minha missão. Hoje, testemunhei como essas empresárias praticam a sororidade, algo genuinamente fantástico. O objetivo delas é nobre: inspirar mulheres de todo o Brasil a se tornarem referências para outras mulheres.”
E fechando com chave de ouro, as participantes também foram presenteadas com os livros da Série ‘Histórias de Sucesso’, um projeto da Editora Global Partners, idealizado por Fabiana Monteiro, jornalista e CEO da editora. A série conta trajetórias de líderes de mercado e inspira não apenas jovens estudantes, mas também pequenos e médios empreendedores a trilharem caminhos de crescimento profissional.
Para a organização, a reunião foi considerada um verdadeiro sucesso. “Tem dado tão certo que, a cada três meses, temos realizado esse encontro aqui em São Paulo e realizamos uma edição em Uberlândia-MG. Ano que vem queremos promover o ‘Girl Boss Reunion Internacional’ em Zurique, que é o centro financeiro da Suíça”, afirma Renata Rado. Segundo a idealizadora, a agenda será divulgada através das redes sociais.