Empresa controladora do Starbucks entra com pedido de recuperação judicial 

A empresa Southrock Capital também controla o Eataly

REUTERS/Mike Blake

Na terça-feira (31) a empresa Southrock Capital entrou com pedido de recuperação judicial, no Brasil a empresa controla operações da Starbucks e a Eataly, via licenciamento e franquia.

A empresa justificou o pedido, baixo grau de confiança; alta instabilidade no país; bem como a volatilidade da taxa de juros e constantes variações cambiais. A dívida registrada é de R$ 1,8 bilhão. 

A empresa argumentou que o pedido busca garantir a continuidade de sua atividade empresarial, além de manter os postos de trabalho, a produção de bens, a geração de riquezas e o reconhecimento de tributos.

A Southrock foi duramente afetada tanto pela crise econômica e o período da pandemia de Covid-19. Em 2020, a empresa apresentou uma queda de 95% nas vendas, além de seus parceiros comerciais ficarem inadimplentes (quando não conseguem arcar com as dívidas). Nos anos seguintes também houve um declínio, 2021, a queda foi de 70%; 2022, 30%.

“Motivo pelo qual a plena recomposição de seu fluxo de caixa ainda não foi atingida”, explicou a empresa no documento de recuperação. “Foi este o cenário que, lamentavelmente, gerou essa crise sem precedentes da empresa após o estado de calamidade pública instaurado”.

Sair da versão mobile