O Norfund, instituição financeira de desenvolvimento da Noruega, aumentou seu investimento na Erco Energia, empresa de energia solar, com um empréstimo subordinado de USD $20 milhões. Com um investimento total de USD $50 milhões destinados à expansão e ao desenvolvimento de projetos solares, a movimentação financeira representa um fortalecimento significativo da estrutura financeira da empresa investida e um impulso para sua expansão na América Latina.
Fundada em 2012, na Colômbia, a Erco Energia teve sua origem baseada no desenvolvimento, construção e operação de projetos solares, diversificando seu portfólio graças ao seu crescimento ao longo dos anos. A empresa está presente no Brasil desde 2022 como comercializadora de energia no mercado livre, oferecendo soluções sustentáveis, competitivas e transparentes para empresas conectadas a redes de média tensão.
Para Vitor Piva, Diretor Executivo da Erco Energia no Brasil, o investimento chega em um momento oportuno e alinhado aos objetivos ambiciosos de expansão que a companhia possui para o país: “Acreditamos que o Brasil, assim como outros mercados onde atuamos, possui um enorme potencial para diversificar sua matriz energética e expandir a geração solar. O investimento do Norfund chega para consolidar nossa atuação no território brasileiro e ampliá-la, potencializando nossa capacidade de entregar boas soluções de energia para diferentes empreendimentos”.
De acordo com um estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 93,1% de toda eletricidade gerada no Brasil em 2023 veio de fontes renováveis, posicionando-o como um protagonista na produção de energia limpa no mundo. Diante desse contexto, a Erco Energia visa utilizar o investimento milionário para aprimorar sua atuação, a fim de garantir transparência e eficiência para empreendedores através da comercialização livre de energia, livrando-os de vínculos com distribuidoras e estimulando princípios de sustentabilidade nos negócios.
“Nossa operação vai além da simples geração de energia. Temos um compromisso com as comunidades próximas às instalações, iniciativas de responsabilidade social e com a integração harmônica com economias locais. Nesse sentido, o investimento do Norfund na Erco Energia é não só um exemplo do compromisso do fundo com o desenvolvimento de energia renovável na América Latina, mas também um reforço de sua posição como uma instituição voltada para o fortalecimento sustentável e robusto de países emergentes”, complementa Piva.
Com mais de 12 anos de experiência, a companhia já desenvolveu projetos que somam mais de 323 megawatts, desde instalações de pequena escala até grandes usinas solares, e pretende alcançar 1 gigawatts de capacidade instalada até 2030, reafirmando seu compromisso com a geração de empregos, o desenvolvimento econômico e o acesso à energia limpa.