Em 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e por isso, durante todo o mês, ações sustentáveis ganham ainda mais destaque no mercado e esse movimento não se restringe à conscientização individual. No mundo empresarial, companhias de diferentes setores têm assumido um papel mais ativo na promoção de práticas sustentáveis e na preservação do meio ambiente.
Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 75% das emissões globais de gases de efeito estufa são provenientes da produção e do uso de energia, evidenciando a urgência de ações concretas por parte das organizações.
Assim, foram listadas algumas iniciativas de companhias que servem de inspiração, demonstrando que investir em sustentabilidade é, além de responsabilidade social, um caminho para inovação e competitividade.
Baseado no conceito de “uso sem posse”, o modelo de negócios da Arklok promove a locação de equipamentos de TI, evitando o consumo excessivo e o descarte precoce de hardware — dois grandes vilões ambientais. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo produz cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, dos quais apenas 20% são reciclados corretamente.
Neste contexto, a Arklok se posiciona como uma alternativa sustentável, prolongando a vida útil dos equipamentos e reduzindo significativamente tanto a geração de resíduos eletrônicos quanto a pegada de carbono das operações corporativas. Além disso, assegura o descarte ambientalmente correto dos equipamentos ao final do ciclo de vida, conforme a legislação brasileira, e fomenta a economia circular, estimulando o reaproveitamento e prevenindo desperdícios.
“Nós acreditamos que a tecnologia pode e deve ser usada de maneira responsável. Nosso modelo evita o acúmulo desnecessário de dispositivos e estimula as empresas a adotarem práticas alinhadas com a economia circular”, afirma Andrea Rivetti, CEO da Arklok.
Já a Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado, tem se destacado globalmente por suas ações voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental. Um dos marcos mais importantes foi a conquista do selo “Estande Neutro de Carbono” durante a Febrava 2023, onde a empresa implementou uma série de práticas para reduzir os impactos ambientais gerados pela montagem, operação e desmontagem do seu estande. A iniciativa envolveu o uso de materiais sustentáveis e o descarte adequado de resíduos, o que permitiu neutralizar aproximadamente 8 toneladas de carbono por meio do plantio de 50 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, em área de restauro no Parque Ecológico do Tietê.
Além disso, a Fujitsu General do Brasil mantém um programa robusto de gestão sustentável que inclui ações como a conversão de sua matriz energética para fontes 100% renováveis até 2025, a utilização de gás R-32 nos equipamentos de climatização — que tem menor impacto ambiental —, e a adoção de veículos abastecidos apenas com etanol. A empresa também promove a educação ambiental, realizando palestras em escolas e atividades internas voltadas à conscientização sobre sustentabilidade.
No setor da construção civil a SH Indústria, empresa brasileira de engenharia, acaba de conquistar a certificação de energia sustentável após migrar sua indústria para o mercado livre de energia na unidade de Campo Grande (RJ). A medida resultou em uma redução de 84,45% nas emissões de CO₂ associadas ao consumo de energia elétrica, deixando assim de emitir 18,05 toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera, o que equivale a 117 árvores plantadas em uma reserva. Desde janeiro de 2024, 100% do consumo de energia da SH Indústria veio de fontes renováveis, refletindo em uma economia de 21% no valor da energia consumida, reforçando os benefícios ambientais e financeiros da iniciativa.
“Ao migrarmos para o mercado livre de energia, escolhemos um fornecedor que nos garantia que a energia contratada seria totalmente de fontes renováveis. A energia é um insumo fundamental no nosso processo e transformar isso em algo renovável significa um avanço no produto final, além de corroborar com nosso compromisso de criar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente”, declara Matheus Perié, gerente financeiro da SH Indústria.
A Jamef, empresa referência em transporte no Brasil, é outro exemplo no mercado. Somente em 2023 a companhia fez a destinação adequada de mais de 20 toneladas de resíduos. Além disso, realizou a implementação do primeiro modelo de gestão de resíduos aterro zero na unidade de Osasco (SP), o que significa que todos os rejeitos orgânicos e recicláveis gerados nas áreas administrativas e do restaurante do local são destinados à compostagem, reciclagem ou incineração em um processo que gera energia limpa. Como resultado, a iniciativa gerou 2.108 kg de adubo orgânico, 18.473 kWh de combustível energético, economia de 34m³ em aterro sanitário e 13.202 kg CO2.
A companhia trabalha constantemente para garantir que todas as filiais atendam requisitos ambientais aplicáveis ao negócio, tendo como foco a prevenção da poluição e redução do impacto ambiental. Também na Jamef, óleos lubrificantes são regenerados e copos plásticos foram substituídos.
Além disso, entre os dias 02 e 05 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Midea Carrier, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo e líder em equipamentos de climatização, promove a campanha “Descarte Consciente”. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a redução do impacto ambiental e viabilizar o reaproveitamento de materiais.
“Queremos incentivar a população a adotar hábitos mais sustentáveis e mostrar que o descarte correto de eletrodomésticos e eletroeletrônicos é simples e acessível. Como marca, temos a responsabilidade de facilitar esse processo. Ao recolher e destinar corretamente esses equipamentos, evitamos que substâncias e materiais poluentes sejam descartados no meio ambiente e possibilitamos que recursos valiosos retornem ao ciclo produtivo”, explica Vitor Ferrari, coordenador de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho na Midea Carrier.