• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 28 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

Empresas de tecnologia e seu papel na promoção da igualdade de gênero

Setor conta com menos mulheres do que homens em atividade no mercado

Redação por Redação
05/04/2024
em Carreira, ESG
A A

LEIA TAMBÉM

Negócios ambientais de Curitiba e São Paulo recebem investimento de programa da ONU

Parceria inédita leva estudantes de escolas públicas para intercâmbio na Inglaterra

Ada Lovelace, a primeira programadora; Radia Perlman, a mãe da Internet; e Grace Hopper, criadora da linguagem COBOL. Na história, encontramos centenas de cientistas e pesquisadoras que foram fundamentais no desenvolvimento e avanço das áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), e, no entanto, seu reconhecimento tem sido frequentemente negligenciado e esquecido.

Desde cedo, as meninas enfrentam obstáculos nas disciplinas STEM. A falta de modelos de referência, juntamente com a percepção errônea de que são menos capazes nessas matérias ou que os exames as deixam mais ansiosas – mesmo que obtenham as mesmas notas – são algumas das razões pelas quais muitas evitam estudar carreiras relacionadas à ciência e tecnologia. De acordo com a UNESCO, atualmente, apenas 22% dos estudantes de STEM, menos de 30% dos trabalhadores de STEM e menos de 30% dos pesquisadores científicos no mundo são mulheres.

A falta de mulheres nas carreiras STEM gera viés de gênero no setor tecnológico, pois muitos problemas são analisados apenas do ponto de vista masculino. Estamos vendo isso com a Inteligência Artificial, em que a diversidade de perspectivas é essencial para garantir que a IA reflita as necessidades e preocupações de todos os grupos sociais, incluindo as mulheres.

No entanto, esse cenário muda gradualmente, impulsionado pela necessidade de talento qualificado. Atualmente, apenas 33% dos cargos em tecnologia encontram o talento adequado, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Há uma grande demanda por profissionais em tecnologia, mas o acesso a esse talento é dificultado pela disparidade de gênero. Como resultado, empresas e países não conseguem aproveitar todo o potencial humano disponível, o que os impede de alcançar seu máximo desempenho econômico.

Da mesma forma, existem viés de gênero arraigados nos processos de contratação e promoção que podem favorecer involuntariamente os homens sobre as mulheres, o que perpetua a desigualdade no local de trabalho. Culturas organizacionais que não são inclusivas para as mulheres podem desencorajar sua participação no campo da IA e resulta em menor representação em equipes de desenvolvimento.

Para enfrentar essa situação, é fundamental promover a inclusão e a diversidade de gênero nas áreas STEM desde cedo, bem como implementar políticas e programas no âmbito educacional e profissional que promovam acesso equitativo e oportunidades de desenvolvimento para todas as pessoas, independentemente de seu gênero.

No ambiente empresarial, é necessário oferecer a todos os funcionários oportunidades de entrada e avanço, além de uma conciliação adequada entre vida profissional e pessoal. As organizações devem desenvolver e exemplificar ativamente uma cultura corporativa sustentável, aberta e inclusiva para todos os funcionários.

Em resposta a esses desafios, as empresas estão implementando a igualdade de gênero com uma abordagem estratégica. Não se trata apenas de uma questão de justiça social, mas também de uma necessidade empresarial para atrair e reter talentos. Isso envolve a criação de culturas corporativas inclusivas que valorizem e apoiem funcionários de todos os gêneros.

Primeiro, é crucial promover o desenvolvimento profissional das mulheres para que possam acessar cargos de liderança. Isso envolve quebrar o chamado “teto de vidro“, onde as mulheres enfrentam dificuldades para avançar na hierarquia corporativa. Também é comum encontrar mais mulheres em funções administrativas e menos em áreas estratégicas, como pesquisa e desenvolvimento. E, por último, é essencial que as empresas redefinam sua cultura organizacional para eliminar os preconceitos sexistas enraizados na sociedade e dentro da própria empresa. Isso implica criar um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo, onde todos os funcionários, independentemente de seu gênero, tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Por Elena Viniegra – NetApp.

Tags: CarreiraInteligência ArtificialMulheres e tecnologiaSistema
Anterior

Flexibilidade, segurança e autonomia são bons para a saúde mental dos trabalhadores

Próximo

CVM abre processo para investigar Petrobras

Redação

Redação

Leia também

Negócios ambientais de Curitiba e São Paulo recebem investimento de programa da ONU
ESG

Negócios ambientais de Curitiba e São Paulo recebem investimento de programa da ONU

por João Pedro Camargo Corenciuc

Cinco negócios socioambientais de Curitiba e São Paulo foram premiados com R$ 17.500 cada no encerramento do Programa BioCidades Empreendedoras,...

Leia maisDetails
Parceria inédita leva estudantes de escolas públicas para intercâmbio na Inglaterra

Parceria inédita leva estudantes de escolas públicas para intercâmbio na Inglaterra

Nova iniciativa da COBEA busca engajar empresas em ações de bem-estar animal

Nova iniciativa da COBEA busca engajar empresas em ações de bem-estar animal

Bracell reúne especialistas e autoridades para discutir a importância do Brasil na agenda climática

Bracell reúne especialistas e autoridades para discutir a importância do Brasil na agenda climática

Cirklo é reconhecida pelo Sustainable Business COP 30 na categoria Economia Circular

Cirklo é reconhecida pelo Sustainable Business COP 30 na categoria Economia Circular

Brasil já tem quase 400 empresas de Inteligência Artificial voltadas ao marketing, revela mapeamento inéditoBrasil já tem quase 400 empresas de Inteligência Artificial voltadas ao marketing, revela mapeamento inédito

Governo de SP lança cursos de inteligência artificial com mais de 1 milhão de vagas

Próximo
CVM abre processo para investigar Petrobras

CVM abre processo para investigar Petrobras

CEO do YouTube comenta pela primeira vez sobre uso da plataforma para treinar IA

CEO do YouTube comenta pela primeira vez sobre uso da plataforma para treinar IA

Resiliência, o novo paradigma organizacional

Resiliência, o novo paradigma organizacional

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.