Em meio à calamidade pública instaurada desde o início de maio devido às cheias que afetam todo o estado do Rio Grande do Sul, as empresas do setor de transporte e logística estão superando obstáculos e assegurando a manutenção do abastecimento essencial à população, apesar das graves dificuldades enfrentadas.
Caminhões atuam levando alimentos, água e medicamentos de forma frenética ligando pontos de arrecadação com os pontos de acolhimento dos milhares de desabrigados. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), Sérgio Mário Gabardo, ressalta a importância do setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL) nesse cenário.
“As empresas estão enfrentando grandes obstáculos devido às condições adversas das estradas, inúmeros bloqueios, acessos complicados, mas estamos comprometidos em manter nossas operações para assegurar que os produtos cheguem aos seus destinos e que a população tenha acesso aos itens essenciais. Esse cenário mostra a essencialidade do transporte e logística para toda a economia gaúcha”, relatou.
A maioria desses transportes está sendo realizado de forma voluntária pelos transportadores. O Sindicato está também operando através do Núcleo de Ação Social (NAS) e COMJOVEM Porto Alegre fazendo quentinhas, sanduíches e distribuindo em entidades que estão responsáveis pelo acolhimento de desabrigados. São aceitos donativos essenciais, como colchões, água potável e materiais de higiene e limpeza. O NAS e SETCERGS foram ponto de apoio. ainda de resgate e fizeram lanches para distribuir durante este período.
Para auxiliar tanto as empresas quanto a população, o SETCERGS disponibiliza uma série de recursos online, incluindo mapas atualizados com bloqueios de rodovias, rotas alternativas e informações sobre as condições das estradas. Além disso, o sindicato lançou a Campanha S.O.S Rio Grande do Sul – Carreta Solidária, uma corrente de solidariedade para auxiliar as vítimas das enchentes.