A Samsung informou à Superintendência da Zona Franca de Manaus que vai antecipar férias coletivas de fim de ano, devido à seca histórica que a região vem enfrentando. A antecipação das férias coletivas está programada para 30 de outubro a 14 de novembro, afirmou a Suframa, e deve atingir cerca de 1.500 trabalhadores da Samsung.
O nível de água do Rio Negro atingiu o nível mais baixo em pelo menos 121 anos na segunda-feira, 16. O porto de Manaus, onde está localizado o encontro do Rio Negro com o Rio Amazonas, registrou um nível de 13,59 metros.
A decisão foi tomada pelo fato dos insumos da produção estarem com dificuldade de chegar até a fábrica. A fábrica da Samsung em Manaus produz eletrônicos que vão desde tablets e smartphones a televisores e aparelhos de ar-condicionado. A empresa disse não ter ainda perspectiva de que a fábrica do grupo em Campinas (SP) possa vir a assumir a produção de Manaus.
O complexo de produção da Samsung em Manaus foi inaugurado em 2011, e é o segundo maior da empresa, ficando atrás apenas da fábrica na Coréia do Sul.