ENGIE Brasil Energia inicia operação do projeto Graúna

A ENGIE Brasil Energia (EGIE3) anunciou a autorização para o início da operação do trecho brownfield do projeto Graúna, um dos lotes arrematados pela companhia no Leilão de Transmissão da ANEEL nº 02/2024. A liberação foi concedida pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), representando um avanço na estratégia de expansão da empresa no setor de transmissão de energia.

O trecho que agora entra em operação compreende um total de 162 quilômetros de linhas de transmissão, distribuídos em quatro diferentes trechos, além de duas subestações próprias, todas localizadas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A operação destas estruturas representa uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 14,0 milhões, o que equivale a aproximadamente 5% da RAP total estimada para o projeto. Um destaque importante é que este é o primeiro ativo da companhia a ser operado de forma remota e local por uma equipe 100% ENGIE.

O projeto Graúna, em sua totalidade, prevê a construção de cerca de 780 km adicionais de novas linhas de transmissão, que se estenderão pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Esta fase do projeto também inclui a implantação de duas novas subestações e um seccionamento, encontrando-se atualmente em fase inicial de execução.

Com uma RAP total estimada em R$ 268,3 milhões (em valores de junho de 2025) e um prazo de concessão de 30 anos, o projeto Graúna reforça o compromisso da ENGIE com o desenvolvimento de uma infraestrutura energética mais eficiente, robusta e sustentável no Brasil.

“O projeto Graúna reforça o nosso posicionamento estratégico no setor elétrico brasileiro, consolidando nossa presença na transmissão de energia e contribuindo para a segurança e confiabilidade do sistema nacional”, afirmou Gustavo Labanca, Diretor de Transmissão de Energia da ENGIE Brasil Energia.

Sair da versão mobile