ENGIE Brasil Energia inova ao remunerar BV com créditos de carbono

Imagem: freepik

O banco BV foi um dos cinco coordenadores da 14ª emissão de debêntures simples da ENGIE Brasil Energia S.A. (EGIE3), no montante total de R$ 2,0 bilhões. Como parte da comissão, por coordenação, estruturação e garantia firme dos papéis, o banco recebeu sua remuneração, calculada com base na participação na respectiva emissão (R$ 375 milhões), por meio de créditos de carbono, o que é inédito no Mercado de Capitais brasileiro, refletindo o crescente engajamento do mercado financeiro com iniciativas ambientais.

Líder em financiamento de veículos leves usados há 12 anos consecutivos, o BV tem o compromisso de neutralizar 100% do CO2 emitido pela frota financiada. Desde que assumiu esse compromisso, em 2021, o banco já compensou mais de 6,9 milhões de toneladas de CO2, o que torna a instituição uma das maiores compradoras de crédito de carbono do país. 

“Com o crescimento do nosso core business, temos tido uma demanda crescente por créditos de carbono. Queremos ampliar as compras diretamente de empresas geradoras e complementar a nossa agenda de descarbonização com oportunidades de negócios no mercado de carbono”, diz Rogerio Monori, diretor de Atacado do banco BV. “A operação com a ENGIE mostra que podemos usar nossa expertise como um player relevante deste mercado para orientar as empresas a monetizar esses créditos e fazer a transição para uma economia de baixo carbono”, completa. 

A ENGIE Brasil Energia, líder nacional em geração de energia com fontes 100% renováveis, comercializa produtos verdes, como I-Recs (International Renewable Energy Certificates), certificados internacionais de energia renovável, que garantem a rastreabilidade e a comprovação da origem renovável da energia consumida, proporcionando às empresas uma forma de mitigar suas emissões de carbono de maneira transparente e eficaz, além dos próprios créditos de carbono.

“A utilização pioneira de créditos de carbono para pagamento de certos fees da operação de debêntures é resultado de parceria bem-sucedida entre o BV e a ENGIE Brasil Energia. Por meio desta solução inovadora, conseguimos criar valor adicional para ambas as partes, além de reforçar a nossa liderança em soluções que fomentam a transição energética do país”, explica Eduardo Sattamini, Diretor Presidente da ENGIE Brasil Energia.

Sair da versão mobile